Pastores, cuidado com movimentos superficiais nas igrejas, pregue a palavra!

Não podemos ficar calados diante dessa avalanche crescente de pregadores insurgentes da atualidade não na totalidade, porém existe coisas que ouvimos em seus conteúdos e em suas prédicas recheadas de mensagens de confissão positiva, que causa espanto naqueles irmãos de pequeno potencial de conhecimento bíblico e porque não dizer que até pessoas com formação acadêmicas, porém no que tange o quesito fé e movimento o que vale mesmo a esses animadores de platéia e especular o campo da credulidade das pessoas com verdadeiro malabarismo de versículos isolados da bíblia, sem respeitar hermenêutica, valores doutrinários, linguagem, fundo histórico, enfim.
É impressionante como o púlpito da igreja os fascinam,  de posse dele, mudam o tom de voz,  eles se auto-intitulam, profetas, porta voz de Deus, usam expressões cheias de palavras de ordem que causam espantos e fora do conceito homilético, ( arte de pregar, ou seja, utilizar  os princípios de retórica). É natural e sabido, que um pregador que tem suas mensagens de cunho pentecostal é de um potencial eloquente,  nem por isso deve abusar da retórica, isto é, fazendo da sua mensagem um verdadeiro estardalhaço de argumentos cômicos e antropocêntricos, ficando Deus aguardando uma oportunidade para ver onde Ele entraria nessa história sem começo, meio e fim.
Essa rápida reflexão, vai causar muitos dissabores em vários pastores e líderes, irão ler e comentar, uns concordarão, outros irão achar que o assunto é retrógrado ou que não tem sentido; pois bem, devo dizer que, sou pastor, pregador, trabalho na área de aconselhamento conjugal, já entrando nos 20 anos de pastorado, e 35 anos de ministério frente a liderança de jovens, fui membro e obreiro de pastores leigos e homens simples, porém homens de Deus de condutas ilibadas os mesmos presidiram igrejas por 37 anos consecutivos, formaram ministros do evangelho, entre tantos sou um deles, hoje como presidente de campo e convencional, tenho um presidente com uma sabedoria de Deus e cultura inquestionável, portanto sei do que estou tratando aqui. O apóstolo Paulo é um grande mestre na formação de pregadores, ele recomenda ao jovem pregador Timóteo, que se cuide de  conduta pessoal e também da pregação da palavra, vejamos.
CONDUTA PESSOAL ==> Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16
Observe que a recomendação para o jovem pastor da igreja de Éfeso, era ter um cuidado especial, como por exemplo, cuidando de sua saúde, vida pessoal, emocional,  "de ti mesmo" e logo a orientação segue, " cuide da doutrina" ( conjunto coerente de idéias fundamentais a serem ensinadas) veja que o Cuidado de Paulo é que Timóteo não seja um pregador falastrão, irresponsável em suas mensagens, porém que tenha temor e embasamento em suas prédicas. Está claro que a mensagem pregada está associada com a vida e conduta moral e espiritual do obreiro. (fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem) portanto pregar, a mensagem deve ser aplicada e vivida primeiramente na prática, depois aplicada a igreja, não sendo assim, é apenas discursos vazios e sem edificação.
PREGAÇÃO DA PALAVRA==> Essa ênfase o apóstolo mais uma vez recomenda com tenacidade. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15  Ao  inverso de muitos "pregadores" Paulo recomenda "procura apresentar-te a Deus aprovado" ou seja, nossa vida como arauto de Deus, precisa ser aprovada por Ele, a mensagem que pregamos nunca é a que queremos, porém sim a que Ele quer, somos apenas instrumentos Dele, usado por Ele, quando falamos em nome Dele, deve haver respaldo Dele, operação Dele, não podemos em hipótese alguma buscar aprovação terrena para tarefa de ensinar a igreja de Cristo. Conheço e ouvi alguns inexperientes afirmar: hoje arrebentou! ou hoje Deus quebrou tudo!.....eu heim! seria Deus um gangster?... isto é levar o santo ao profano, jamais um bom e humilde pregador ousaria descrever a manifestação de Deus de forma tão insignificante. (que maneja bem a palavra da verdade) Manejar bem a palavra da verdade é exatamente o ponto alto que um preletor deve corrigir nas suas preleções, há preletores que são tão exaltados, quando assumem o púlpito da igreja, ao ler seu texto favorito para fazer seu sermão, em seguida fecham a bíblia, deixando claro que não há mais necessidade da ajuda da bíblia, esquece que ela é o livro e boca de Deus, que contém verdades vitais para a vida dos ouvintes,  e  estes pregadores  gozam de boa eloquência, fantasiam seus sermões recheados de frases de efeitos e uma miscelânea de filosofia humanas, diz onde Deus não diz, onde Deus diz apenas acrescenta ou abona suas idéias propostas, incrível. Mais uma vez o escritor das epístolas mostra aos usuários da ministração da palavra, seu valor e eficácia Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

Entenda aqui pregador que o efeito e eficácia da palavra ministrada,

veja o quanto ela é importante no momento da sua exposição, compreenda  e tome cuidado o quanto isso é salutar sobre efeito de unção, humildade, sabedoria e conhecimento de Deus com oração.
Lembro aqui um dos heróis da fé, falando da responsabilidade dos pregadores     "Ponha fogo no seu sermão ou ponha seu sermão no
fogo" John Wesley.
Não quero aqui assenhorar-me de modus operandi de nenhum pregador, porém me sinto na responsabilidade de informar os novos homens  de Deus que  querem levarem um ministério adiante, que milite bem nos cuidados e muita cautela com a noiva do cordeiro, aconselho, como ministro do evangelho que os pastores não leiloem seus púlpitos a qualquer aventureiro, que não gozem de recomendações de uma convenção, ou uma igreja idônea sobre cuidado de um pastor, caso não tenha essa precaução, prepare para viver desconfortos com mensagens vazias com conteúdos heréticos. Deus te abençoe!.



























O sertão dentro do peito, tem jeito!

Êta sertão,  falta que você me faz,
que saudade bate no peito, vou procurando um jeito
mas nunca volta jamais,
Ê sertão, você tens uma aguda espada, que está em mim cravada, 
é meu algoz da jornada é difícil te esquecer,
Das tuas relvas molhadas, e as estradas desenhadas,
dos rastro das criação,
É sertão, você me viu criança, encheu meus olhos de esperança,
de um mundo em formação,
Aos poucos eu fui crescendo vendo tudo florescendo,
na terra fofa do seu santo chão,
Ê sertão, o sol que te deu calor, queimou pele  e suor, mas não deixei a paixão,
Sertão véio danado, escondes mistérios sagrados, se orgulha da exibição,
Suas árvores são pujantes, parecem ser debutantes nos raios do sol a dançar,
Sua noite é uma harmonia no clarão da lua há sinfonia de uma canção sem parar,
Sertão por sempre eu sou grato, por  culpa tua  fui chamado homem do mato, não me causou desprezo não,
Sempre que vejo sua grandeza, me impressiona as riqueza,
que veio de ti sertão,
Tua gente é ordeira e muito hospitaleira, e não tem orgulho não,
No sertão tem simplicidade, que não vê aqui na cidade,
onde tudo é ilusão,
Sertão revirado na enxada, deixa as mãos calejadas, tratando da alimentação,
Gente no sertão perde o nome, perde até o sobrenome, isso que muito me admira,
Chico fala errado é caipira, dona Tiana até que se vira, mais aqui não tem jeito não,
Sertão é cheio de lenda, eu peço a Deus que me defenda, dessa grande modificação,
Da gente almofadinha, que passa dá uma risadinha, de um caipira de sapatão,
Essa gente esquisita, não sabe que é dessas mãos benditas, que elas comem o pão,
No sertão tem paz todo ano, não é um povo profano, que só sabe debochar,
Quando encontrar um homem da roça, que veio lá do sertão,
trate com todo respeito, mostre sua educação,
quando senta na mesa, tiver arroz e feijão,
sertão e caipira está ali, sendo orgulho da nação.

Por: Daniel Mendes
Compositor e cronista
Radialista/Locutor e apresentador









Vigiai! Você é um cristão vigilante?

Já imaginou você estar perto de uma pessoa o dia inteiro, em todos os momento acontece algo com você e essa pessoa te diz: vigia!, daí a pouco, vigia! mais alguma coisas....vigia.
Pois é, Jesus fez por várias vezes uso dessa linguagem, advertindo a inconstância do ímpeto dos seus discípulos, deixando a nós essa advertência que se alguns crentes ouvisse e praticasse, não estariam em maus lençóis, por se acharem "super crentes" e não ouviram a recomendação,  hoje perderam a fé e o temor.
A primeira vez que Jesus usa a expressão "vigiai seguida da ordem e orai" ele deixa claro que a vigilância está ligada ao mundo espiritual, ou seja de nada adianta sermos vigilantes na terra e dispensarmos ajudado céu. Quando Ele diz: vigiai e orai, indica estar atento e revestido da graça de Deus, para resistir os dias maus.
E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:40,41
A Carne – “Quer dizer, as tendências e os desejos naturais que são estimulados pelos sentidos. O termo “carne” no Novo Testamento muitas vezes representa a natureza inferior do homem com seus diversos apetites e desejos por exemplo, Romanos 8:3.
Fraca – Jesus não desculpa a debilidade da “carne”, senão destaca que esta debilidade é a razão pela qual é necessário velar e orar.  A relativa facilidade com a qual os discípulos repetidamente se adormeceram nesta hora de crise, é a debilidade a qual Cristo se refere especificamente (… verso 40).  Ref. novotempo.com
Você deve perguntar, em que devo vigiar como cristão no mundo? vamos alistar breves situações e comportamentos.
VIGIAR COM O OLHOS--> Os olhos é a janela da alma, se não tomarmos cuidado com o que olhamos, dependendo das circunstâncias, podemos ser atraídos e engodado pelo fato de cedermos a cobiça dos olhos. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;  Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6:22, 23 Observe que os olhos atrai para nós nossa sorte de vida e as benesses que Deus tem para seus filhos na terra, portanto vigiai  e olhai com os olhos, para ter uma vida espiritual frutífera.
VIGIAI COM A LÍNGUA--> O que há de errado com a língua? me refiro a língua órgão do corpo a língua órgão muscular relacionado ao sentido do paladar, à deglutição dos alimentos e à formação dos fonemas da fala, esta mesma que em seu mau uso causa prejuízos e destruição em vidas, famílias, igrejas, sociedade em geral. Vejamos o que acontece com a língua de um falador inveterado, segundo São Tiago: Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Tiago 3:5-10
Deus me defenda da língua perversa, o seu mal uso causa dores e aflições quando o falador não mede as consequências quanto seu uso.
VIGIAI COM OS PÉS--> Os pés? isso mesmo, como tem pessoas apressadas em espalhar contendas, fofocas, dissabores de outrem, de vidas alheias, tem prazer nas desgraças e infortúnios do seu semelhante, não move um dedo para contar boas novas a alguém, porém caminha um dia para levar mensagens diabólicas e difamar seu próximo. Das sete coisas que Deus odeia segundo a bíblia, os pesinhos apressados para o mal estão lá: leia! Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:16-19.
Observe que os pés que se apressa para fazer o mal, é algo abominável para Deus, sendo assim, há pessoas que não medem consequências em se tornar mensageiras de satanás pelo prazer de semear discórdia.
VIGIAI COM OS OUVIDOS--> Existem pessoas que na sua vida diária, tem um mal comportamento ao ouvir conversas e assuntos de natureza séria e até mesmo brincadeiras, que no momento de descontração, acabam virando uma ferramenta do mal na boca de quem ouviu e transformou em outra versão, comprometendo até mesmo verdades em mentiras ou acrescentando argumentos perniciosos e danoso aquele que falou. leia: Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19
Na nossa vida de fé no dia a dia cristão, não podemos brincar de telefone sem fio, brincadeira que começava pelo primeiro da fila falando em  "batuta" e terminava em "prostituta".
Fica aqui meu conselho, vigiai cada dia vamos cuidar da nossa própria vida, viver nossos problemas e tentar resolve-los de forma sábia e se alguém pedir nossa ajuda, vamos colaborar com toda vigilância, quando alguém confia seus segredos para nós, somos cúmplices de suas situações, sendo assim vigilância é palavra de ordem.

Por: Pr. Daniel Mendes
















7 conselhos para os pais estarem mais presentes na vida dos filhos

A presença afetiva dos pais é importante para o desenvolvimento pessoal das crianças e vai além de somente dividir o mesmo teto

É possível que em uma família todos morem juntos na mesma casa, mas não sejam presentes na vida um do outro. As tarefas rotineiras, as preocupações diárias e o uso excessivo da internet acabam por distanciar as pessoas que estão sob o mesmo teto. Quando se olha para o desenvolvimento das crianças essa questão é ainda mais delicada, porque é necessária a presença afetiva dos pais em suas vidas, para que elas amadureçam. Aqui vão algumas sugestões de como os pais podem estar mais próximos de seus filhos diariamente:
1. Exercer autoridade corretamente:
É importante ser referência na vida dos filhos. Mas você já deve ter visto alguns pais com medo dos próprios filhos, não querendo desapontá-los ou serem vistos como pais rígidos demais. É preciso cuidar com os extremos: nem ser firme demasiadamente e nem permissivo. Trata-se de procurar um ponto médio, em que seus filhos possam expressar opiniões, mas que saibam que há limites e regras a serem respeitadas.
2. Apoiar os projetos dos seus filhos:
Por vezes as crianças não acreditam no potencial que têm. E quando não há apoio das pessoas próximas, especialmente dos pais, elas podem se tornar adultos que não conseguem desenvolver suas habilidades. Mas é preciso cuidar com o tipo de apoio oferecido. Evite exigir demais de seu filho. Seja afetuoso e mostre a ele que você é um suporte. Assim, ele saberá que tem em você alguém sábio a quem recorrer durante toda a vida.
3. Interessar-se pelo que eles fazem:
É importante que os filhos saibam que você se interessa por aquilo que eles fazem. E não reaja com desdém quando achar que uma tarefa realizada por seu filho é boba demais. Para ele, aquele pode ser um grande feito e é preciso que ele saiba que você está atento. E pode acontecer também de eles resistirem a contar sobre sua rotina e amizades, mas insistir em querer saber mostra que você é alguém interessado e com quem ele pode sempre contar. Isso fica registrado no subconsciente dele.
4. Mostrar que os ama:
Um pai jamais deve se arrepender de dar aos filhos altas doses de carinho e afeto. Abraçar, beijar, dizer que eles são importantes para toda a família, são atos de afirmação que contribuem muito para o desenvolvimento pessoal das crianças. São atitudes tão importantes para elas, que até quando chegarem à idade adulta, elas saberão que têm nos pais um porto seguro.
5. Estar atento às mudanças tecnológicas:
Cerque-se de todo o conhecimento possível, sobre tecnologia. As crianças já nascem digitais e sabendo fazer muito mais coisas do que você, pela internet. Por isso, é importante que você saiba quem são os Youtubers que falam às crianças e adolescentes no momento, que tipo de interesses seu filho tem na internet e conversar sobre esses assuntos. Ele vai ver em você um amigo para compartilhar informações e até buscar opinião. Mas também se mostre firme quanto ao período de utilização da internet, para que ele saiba que você é um amigo, mas também alguém que zela por sua segurança.
6. Manter uma boa comunicação com seu cônjuge:
Os relacionamentos amorosos de seus filhos serão construídos com base naquilo que eles perceberam em casa durante a infância. E ver que existe um diálogo respeitoso entre os pais, faz com que as crianças se sintam confortáveis em também se comunicar com eles. Eles passam a ver a família como um ambiente confiável.
7. Fazer programas em família:
É muito importante que toda a família tenha um tempo de qualidade junto. Ir ao cinema ou fazer uma noite de filme em casa, sentar-se junto para jantar ao menos uma vez na semana, frequentarem a igreja, viajarem, aproveitarem uma tarde no parque. Não importa se é uma atividade curta ou longa, mas esse tempo juntos deve existir. Tradições familiares serão levadas para toda a vida de seu filho e ajudarão na formação de sua própria família no futuro.
Fonte: www.semprefamilia.com.br

Modismo no evangelho a onda é "Cromoterapia" será?

Não é de hoje que o cristianismo professo vem, sofrendo mudanças bruscas na sua maneira de adorar a Deus, deflagrando um amontoado de pseudopastores, bispo, "pastoras" contornando o método bíblico divino, e humanizando o forma de agradar a Deus. Para que o leitor tire suas conclusões, basta observar os cultos televisivos, ou os cultos dessa denominações chamadas de evangélicas que estão no youtube, verão uma avalanche de palestrantes motivacionais, expondo verdadeiras falácias de conceitos e o que é mais triste e absurdo, sem bíblia na mão, uma vez que os "templos" na maioria deles não há púlpito, o ambiente é negro altamente escuro, apenas um pequeno facho de luz no palestrante, e seus frequentadores nunca estão de posse da bíblia, pois não há possibilidade de conferir qualquer nota de leitura num ambiente escuro. Esses pregadores, se é que assim podemos chamar, tem suas mensagens na ponta da língua, ela encanta a juventude, filhos de crentes tradicionais que se rebelaram com a família, com pastores, reúnem membros de denominações que já fizeram de tudo dentro de outras igrejas, perderam o bom senso de convívio, nunca se deram conta que eram cristão e que deveriam se submeter aos princípios da palavra, agora ganha um ambiente camuflado, onde pode ficar na surdina, sem ser visto pela sociedade, ali  não há cobrança, ninguém manda em ninguém, é proibido proibir é regra.
Mas o que a bíblia fala disto? basta ler as epístolas paulinas, que adverte este tempo (Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 2 Timóteo 3:1,2) Esta é a realidade do momento difícil que a verdadeira igreja de Cristo está vivendo no mundo, os seus líderes emitem opiniões frívolas, contra as denominações sérias e tradicionais, e não respeitam as escalas ministeriais, como as propostas pela bíblia sagrada, uma vez que não há ordenações de obreiros, para evitar o risco de concorrências com seus líderes, veja que isto não é coisa de denominação! é ordenação de Deus e sua palavra (E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Efésios 4:11).
Logo quem é aspirante a chamada ministerial, pode esquecer o desejo, impossível chegar lá. O apóstolo Paulo fala dos amontoados de doutores que se intitulam "pastores" em sua carta a Timóteo, ele adverte (Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. 2 Timóteo 4:3Está bem patente que estes movimentos vem para confrontar todo princípio bíblico da igreja de Cristo, como disse, não há hierarquia ministerial, seus seguidores é ouvir e ouvir não existe alternância de pastor, é algo estranho mesmo.
E a situação está tão desenfreada que em Goiânia e outras partes do país e mundo, igrejas que eram tidas como tradicionais, com as chamadas jubilações dos veteranos pastores, os novatos que assumiram, estão entrando nessa onda da "cromoterapia" ou seja para não deixar o leitor desinformado te explico (Cromoterapia = é a técnica que, por intermédio das cores, estabelece o Equilíbrio e a Harmonia entre corpo, mente, espírito e energia.) Precisa dizer mais alguma coisa? creio que não!
Fico imaginando como estão vivendo nossos anciãos das igrejas vendo as memórias e doutrinas bíblicas sendo barbaramente sendo desarraigadas de modo estúpido e grotesco, sem levar em conta que, o evangelho não precisa de amuletos para salvação de vidas. (Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gálatas 1:6-9) As epístolas paulinas é o molde para a igreja e a vertente da legitimidade do evangelho, as denominações sérias sofrem ataques de todos os lados, em todo seu ritual, liturgia, seus costumes e doutrinas, enquanto estes místicos da fé arregimentam seus discípulos a descer contra tudo que é correto e ensinado nas igrejas tradicionais. Judas apóstolo recomenda (Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. Judas 1:18-25). É recomendação bíblica.










Esquerda, direita, esquerda direita...Brasil!!

Um sábio ditado árabe diz que apesar de os cães ladrarem, a caravana segue o seu caminho, ou seja, nada irá impedir que a caravana siga o seu rumo. A expressão significa que se devem ignorar as provocações que possam impedir o progresso e esquecer críticas que não sejam construtivas. Temos a impressão que o país era de propriedade da turminha do famoso "mi mi mi" dito esse que tornou-se refrão para alguém que perdeu a teta, ou seja estava no poder e hoje etá nos bastidores da sorte, devemos lembrar que o Brasil tem seus períodos de mudanças, sua história é cheia de mutações.
Vamos refrescar a  memória da esquerda no Brasil com estas datas de 10 períodos e fatos.
1. Descobrimento do Brasil (1500) – No dia 22 de abril, Pedro Álvares Cabral desembarca em terras brasileiras com sua frota portuguesa. O objetivo inicial era estabelecer territórios para as viagens às Índias. É importante entender como tudo aconteceu, as causas e consequências da expedição, e como se deu o primeiro contato com os índios que já habitavam as terras brasileiras.
2. Brasil Colônia (1530-1815) – A chegada dos portugueses ao continente americano e o início da colonização algumas décadas depois foram responsáveis por iniciar um período na história conhecido como Brasil Colônia. Os pontos principais deste período são:
3. Independência do Brasil (1822) – É convocada uma Assembleia Constituinte pelo príncipe regente. No dia 7 de setembro, o Brasil se torna um país independente de Portugal. E em dezembro deste mesmo ano, D. Pedro I é coroado como imperador do Brasil. O processo de independência pode ser dividido em três partes:
4. Primeiro Reinado (1822-1831) – O Primeiro Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao período em que D. Pedro I governou o país. Tem início em 7 de setembro de 1822, com a independência do Brasil, e termina em 7 de abril de 1831 com a abdicação do imperador. Dentre os principais pontos deste período histórico é importante estudar:
5. Segundo Reinado (1840-1889) – Após D. Pedro I abdicar o trono, seu filho D. Pedro II se torna o novo imperador do Brasil. Seu mandato teve início em 23 de Julho de 1840, com a mudança na constituição que o declarou maior de idade e apto a assumir o governo com 14 anos. O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais, políticas e econômicas no país. É importante ter conhecimento dos seguintes pontos:
6. Primeira República ou República Velha (1889-1930) –  Este período da história do Brasil se inicia em 15 de novembro de 1889 com a Proclamação da República, liderada por Marechal Deodoro da Fonseca. Foi uma época marcada pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil se firmou como um país exportador de café e várias revoltas e acontecimentos sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro. Para entender completamente este período, você deve ter em mente os seguintes assuntos:
7. Revolução de 1930 (1930) – Foi um movimento de revolta armada que tirou do poder, através de um golpe de estado, o presidente Washington Luiz. Com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da república. A revolução de 1930 é um assunto que sempre está presente nos vestibulares, então, é importante se atentar aos fatos que antecederam essa revolução, como se deu, e quais as consequências para o futuro do país.



8. Era Vargas (1930-1945) – Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após a revolução de 1930 que derrubou o governo de Washington Luiz. Seus quinze anos de governo caracterizaram-se pelo nacionalismo, populismo e políticas ditatoriais, centralizadoras e controladoras. Criou a DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para censurar e controlar manifestações contrárias ao seu governo. Para este período é importante entender:
9. Ditadura Militar (1964-1985) – O período de ditadura militar, como você já deve saber, foi um longo e tenso período. Durou de 1964, com o golpe militar que derrubou o presidente da época, João Goulart, até 1985 com a eleição indireta do presidente Tancredo Neves. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Presidentes do Brasil (1985-Atualmente) –Para finalizar, é importante conhecer quais foram os presidentes mais recentes eleitos pelo voto direto após o processo de redemocratização que deu fim ao período militar. É essencial se estudar a época de mandato de cada um, entender suas principais conquistas alcançadas no país. Principalmente, se manter sempre informado sobre a situação política atual do Brasil.
E agora recentemente, o país passa por uma nova forma de fazer política e como lidar com a coisa pública, encerrando uma hegemonia petista de 16 anos, encerrou com muitas acusações e seu líder maior na cadeia e mais de 114 grandes nomes da política em prisões, sendo que cerca de 20 deles eram ministros e secretários de governo. Aí vem a pergunta? este governo vai dar certo? eu também estou curioso é bom esperar pra ver, enquanto isso vamos ver gregos e troianos as lástimas.









O BRASIL DE VALORES INVERTIDOS, ATÉ QUANDO?

Há uma três décadas atrás ouvi uma frase de um presidenciável, que não cito aqui seu nome, pois a respeito envolve-lo neste assunto porque é de natureza chocante, dizia o nobre presidenciável " se as coisas estão ruins é pela omissão das pessoas de bem". Isso tornou-se um texto áureo no pensamento  diário, na forma de fazer ou melhor entrar na esfera política, estamos cansados de ver e ouvir discursos engrossados de grandes bravatas e recheados de repugnância de pessoas íntegras, sinceras, honestas e por incrível que pareça, quanto mais honesta a pessoa mais omissa ela é do interesse da "saúde" dessa droga da política brasileira. Ao longo desses últimos 20 anos a esquerda no Brasil, assolapou a base da moralidade, entrou com a doutrinação em todos os setores da sociedade, política, justiça, economia, ciência, religião, sociedade em suas diferentes agremiações, num ataque ferrenho para contrapor contra todos os valores que indicasse uma seta a proibição, isto é, aquilo que fosse contra ou é contra seus interesses nefastos é rapidamente desqualificado sem piedade, nos mais degradantes discursos do ódio e reprovação.
É um volumes de pessoas que se amotinam, este é o termo mais apropriado, nunca reúnem-se, reunir é nobre pois quando alguém se reúne, há ética, há ordem e comprometimento com a linguagem e respeito com assunto em pauta. Clareando melhor o leitor, tens percebido  o nível dos representantes na câmara dos deputados federais e senado? o Brasil assiste estarrecido um representante do povo dirigir palavras de baixo calão, a magistrados, aos colegas de mesa, companheiros partidários ou sendo oposição o nível desce ainda pior. A esquerda bem como centrão e direita conservadora vivem seus dias de cão, centrão balança com um bando de cães que ladram sem faro da caça, a direita conservadora luta para governar entre fogos e ameaças, correndo para um alvo mais cuidando dos lados e atrás, que vem sendo flechada pela esquerda revoltada que perdeu o poder e seu líder maior, perdendo as esperanças de não ter em mãos o planalto. Quando entramos na mídia, dá ânsia de ver como os assuntos de interesses da sociedade é tratados com desdem aos passos de tartarugas, visto que diante da reforma e limpeza que está sendo feito no país com mais de 114 homens de ferro da velha política suja das barganhas, dos toma lá e da cá, dos mensalões, das empreiteiras com contratos casados  com partidos, das negociatas malfadadas criando cargos direcionados como BNDS, Petrobrás, por que não falar do aparelhamento dos poderes que cantavam uma só canção, cujo ritmo era um só, não vi, não sei, não há provas suficientes, enquanto trilhões imigravam as contas de laranjas, empresas fantasmas fora do país.
impressionante mesmo é o cinismo, querem dar grito de ordem, falar de corrupção e corrupto, sendo os mesmos acusados, respondendo processos, e sem nenhuma ruga de vergonha, e enquanto isso, as pessoas boas e íntegras, não interferem, porém acredito que a farra acabou, o Brasil tem uma ala que acordou, as ruas nos próximos anos haverá novidades, há um clamor, os brasileiros da gema estão na ponta dos pés.

Por: noolhodaaguia






















CAMPO GRANDE EM FOCO - Pastor Elias Longo, é o novo presidente da Assembleia de Deus Missões.

    Na segunda feira, 31/03 pp, foi apresentado aos membros da Assembleia de Deus Missões em Campo Grande, seu novo pastor, a saber o pastor...