Pastores, cuidado com movimentos superficiais nas igrejas, pregue a palavra!

Não podemos ficar calados diante dessa avalanche crescente de pregadores insurgentes da atualidade não na totalidade, porém existe coisas que ouvimos em seus conteúdos e em suas prédicas recheadas de mensagens de confissão positiva, que causa espanto naqueles irmãos de pequeno potencial de conhecimento bíblico e porque não dizer que até pessoas com formação acadêmicas, porém no que tange o quesito fé e movimento o que vale mesmo a esses animadores de platéia e especular o campo da credulidade das pessoas com verdadeiro malabarismo de versículos isolados da bíblia, sem respeitar hermenêutica, valores doutrinários, linguagem, fundo histórico, enfim.
É impressionante como o púlpito da igreja os fascinam,  de posse dele, mudam o tom de voz,  eles se auto-intitulam, profetas, porta voz de Deus, usam expressões cheias de palavras de ordem que causam espantos e fora do conceito homilético, ( arte de pregar, ou seja, utilizar  os princípios de retórica). É natural e sabido, que um pregador que tem suas mensagens de cunho pentecostal é de um potencial eloquente,  nem por isso deve abusar da retórica, isto é, fazendo da sua mensagem um verdadeiro estardalhaço de argumentos cômicos e antropocêntricos, ficando Deus aguardando uma oportunidade para ver onde Ele entraria nessa história sem começo, meio e fim.
Essa rápida reflexão, vai causar muitos dissabores em vários pastores e líderes, irão ler e comentar, uns concordarão, outros irão achar que o assunto é retrógrado ou que não tem sentido; pois bem, devo dizer que, sou pastor, pregador, trabalho na área de aconselhamento conjugal, já entrando nos 20 anos de pastorado, e 35 anos de ministério frente a liderança de jovens, fui membro e obreiro de pastores leigos e homens simples, porém homens de Deus de condutas ilibadas os mesmos presidiram igrejas por 37 anos consecutivos, formaram ministros do evangelho, entre tantos sou um deles, hoje como presidente de campo e convencional, tenho um presidente com uma sabedoria de Deus e cultura inquestionável, portanto sei do que estou tratando aqui. O apóstolo Paulo é um grande mestre na formação de pregadores, ele recomenda ao jovem pregador Timóteo, que se cuide de  conduta pessoal e também da pregação da palavra, vejamos.
CONDUTA PESSOAL ==> Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16
Observe que a recomendação para o jovem pastor da igreja de Éfeso, era ter um cuidado especial, como por exemplo, cuidando de sua saúde, vida pessoal, emocional,  "de ti mesmo" e logo a orientação segue, " cuide da doutrina" ( conjunto coerente de idéias fundamentais a serem ensinadas) veja que o Cuidado de Paulo é que Timóteo não seja um pregador falastrão, irresponsável em suas mensagens, porém que tenha temor e embasamento em suas prédicas. Está claro que a mensagem pregada está associada com a vida e conduta moral e espiritual do obreiro. (fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem) portanto pregar, a mensagem deve ser aplicada e vivida primeiramente na prática, depois aplicada a igreja, não sendo assim, é apenas discursos vazios e sem edificação.
PREGAÇÃO DA PALAVRA==> Essa ênfase o apóstolo mais uma vez recomenda com tenacidade. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15  Ao  inverso de muitos "pregadores" Paulo recomenda "procura apresentar-te a Deus aprovado" ou seja, nossa vida como arauto de Deus, precisa ser aprovada por Ele, a mensagem que pregamos nunca é a que queremos, porém sim a que Ele quer, somos apenas instrumentos Dele, usado por Ele, quando falamos em nome Dele, deve haver respaldo Dele, operação Dele, não podemos em hipótese alguma buscar aprovação terrena para tarefa de ensinar a igreja de Cristo. Conheço e ouvi alguns inexperientes afirmar: hoje arrebentou! ou hoje Deus quebrou tudo!.....eu heim! seria Deus um gangster?... isto é levar o santo ao profano, jamais um bom e humilde pregador ousaria descrever a manifestação de Deus de forma tão insignificante. (que maneja bem a palavra da verdade) Manejar bem a palavra da verdade é exatamente o ponto alto que um preletor deve corrigir nas suas preleções, há preletores que são tão exaltados, quando assumem o púlpito da igreja, ao ler seu texto favorito para fazer seu sermão, em seguida fecham a bíblia, deixando claro que não há mais necessidade da ajuda da bíblia, esquece que ela é o livro e boca de Deus, que contém verdades vitais para a vida dos ouvintes,  e  estes pregadores  gozam de boa eloquência, fantasiam seus sermões recheados de frases de efeitos e uma miscelânea de filosofia humanas, diz onde Deus não diz, onde Deus diz apenas acrescenta ou abona suas idéias propostas, incrível. Mais uma vez o escritor das epístolas mostra aos usuários da ministração da palavra, seu valor e eficácia Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

Entenda aqui pregador que o efeito e eficácia da palavra ministrada,

veja o quanto ela é importante no momento da sua exposição, compreenda  e tome cuidado o quanto isso é salutar sobre efeito de unção, humildade, sabedoria e conhecimento de Deus com oração.
Lembro aqui um dos heróis da fé, falando da responsabilidade dos pregadores     "Ponha fogo no seu sermão ou ponha seu sermão no
fogo" John Wesley.
Não quero aqui assenhorar-me de modus operandi de nenhum pregador, porém me sinto na responsabilidade de informar os novos homens  de Deus que  querem levarem um ministério adiante, que milite bem nos cuidados e muita cautela com a noiva do cordeiro, aconselho, como ministro do evangelho que os pastores não leiloem seus púlpitos a qualquer aventureiro, que não gozem de recomendações de uma convenção, ou uma igreja idônea sobre cuidado de um pastor, caso não tenha essa precaução, prepare para viver desconfortos com mensagens vazias com conteúdos heréticos. Deus te abençoe!.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAMPO GRANDE EM FOCO - Pastor Elias Longo, é o novo presidente da Assembleia de Deus Missões.

    Na segunda feira, 31/03 pp, foi apresentado aos membros da Assembleia de Deus Missões em Campo Grande, seu novo pastor, a saber o pastor...