ORIENTAÇÃO EMOCIONAL - 9 coisas que as pessoas dependentes fazem

                                                                                 

Neste artigo trataremos de nove traços associados às pessoas com uma personalidade dependente. Veja a seguir quais são.

Estes traços nem sempre são fáceis de identificar, bem como que para algumas pessoas pode ser extremamente doloroso.

 1. Tem dificuldade em tomar decisões sem aconselhamento

A chave aqui são as decisões do cotidiano. É claro que se você está realizando uma grande mudança em sua vida certamente vai falar sobre sua decisão e obter opiniões de familiares e amigos. Porém uma personalidade dependente encara as decisões diárias por uma perspectiva de hesitação e medo. A maior dificuldade é o medo de estar errado.

 2. Precisam de outros para assumir a responsabilidade por muitas áreas da vida

Uma coisa é pedir ajuda de uma pessoa sobre algo, e outra coisa é esperar que a outra pessoa se responsabilize por você. Pessoas dependentes renunciam ao controle da própria vida por medo, já que os desafios podem assumir dimensões insuperáveis, e lidar com isso sozinho pode ser impossível.

 3. Tem dificuldade de discordar dos outros

Já ouviu a expressão: "Toda pessoa tem direito à sua própria opinião desde que concorde com a minha?". No caso de pessoas dependentes a expressão é: "Tenho direito a minha própria opinião, desde que eu concorde com a sua". Ou seja, pessoas dependentes não se sentem seguras de expressarem ou terem uma opinião diferente da dos outros.

 4. Não tem iniciativa ou fazem coisas por conta própria

Pessoas dependentes temem a exposição, já que não querem mostrar falhas e pontos fracos em exposição pública. Se acreditam que estão condenadas ao fracasso elas não estarão motivadas a participar destas tarefas, mas motivadas a evitá-lo. Assim, pessoas dependentes não tomam iniciativa como forma de evitar o fracasso.

 5. Sentem-se angustiadas ou ansiosas quando sozinhas, ou quando pensam esterem sozinhas

As pessoas dependentes normalmente esperam o pior. Não se sentem competentes para viver suas vidas sem os outros, pois acreditam que estão desprotegidas e vulneráveis. Ou ainda, acreditam na Lei de Murphy: "Se algo pode dar errado, certamente dará errado".

6. Sentem-se responsáveis quando coisas ruins acontecem

A vida acontece e coisas acontecem. Às vezes essas coisas são ruins. Como pessoas dependentes não se amam ou não tem autoconfiança, atribuem rapidamente para si mesmas a culpa pelas coisas ruins.

 7. Sentem-se responsáveis pelo cumprimento das expectativas dos outros

Em uma situação de dependência, a pessoa adota as expectativas dos outros como sendo sua. Assim, quando a a dependente falha, não consegue atender as expectativas do outro e as suas.

 8. Tem grande necessidade de validação e aprovação dos outros

As pessoas dependentes anseiam pela validação e aprovação tão desesperadamente quanto um alcoólico anseia por uma bebida. Quando a validação e a aprovação acontecem tudo fica certo no universo da pessoa, pelo menos até a insegurança aparecer novamente.

 9. Elas são incapazes de criar ou defender seus limites pessoais

O único verdadeiro limite de uma pessoa dependente está em manter a relação desejada. Ou seja, elas se sujeitam a tudo como forma de manter a relação. Só que esse conjunto de necessidades pelo outro nunca é preenchido.

 Aceitar a verdade, embora difícil, é o caminho para a liberdade. A pessoa dependente gasta tempo e energia tentando segurar relacionamentos que constantemente ameaçam escapar. A alternativa é fazê-la enxergar o valor que há em se gastar tempo e energia no estabelecimento de relações que são baseadas na verdade.

FONTE: https://br.mundopsicologos.com

 

Um comentário:

  1. Muito bom.gostei muito das orientações e dicas . é desse jeito

    ResponderExcluir

CAMPO GRANDE EM FOCO - Pastor Elias Longo, é o novo presidente da Assembleia de Deus Missões.

    Na segunda feira, 31/03 pp, foi apresentado aos membros da Assembleia de Deus Missões em Campo Grande, seu novo pastor, a saber o pastor...