O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima.
Em outros termos, significa todo tipo de tortura física ou verbal que atormenta um grande número de vítimas no Brasil e no mundo. O termo em inglês "bullying" é derivado da palavra "bully" (tirano, brutal).
Ainda que esse tipo de agressão tenha sempre existido, o termo foi cunhado na década de 70 pelo psicólogo sueco Dan Olweus.
O Bullying pode ocorrer em qualquer ambiente onde existe o contato interpessoal, seja no clube, na igreja, na própria família ou na escola.
Aos poucos o combate efetivo ao bullying vem ganhando importância na mídia e em ONG’s empenhadas em campanhas de anti-bullying. Isso porque essa prática tem aumentado consideravelmente nos últimos anos no país e no mundo. Texto de Daniela Diana Professora licenciada em Letras. Fonte - https://www.todamateria.com.br/. Uma excelente matéria. O que temos a dizer aqui neste assunto como bem explica a professora, sobre o assunto abordado o que temos que levar em conta na maioria dos casos, chegam a ser uma questão familiar e cultural, embora danoso, pois ja hove caso de pessoas gordinhas, se tornarem anorexos em virtudes de ataques dos bulinadores, pessoas de cores morenas se tornar odioso e cometerem revanches, pessoas de baixa estatura idem, e daí pra frente vem de tudo. Olhando neste panorama, o tão famoso apelido que no Brasil seria o codinome de alguns membro da família, abriu caminho para o bullying, como; o último filho rapinha do taxo, a menina mais magra, varetinha, o mais gordinho da família o baleianha, até aí, o ambiente entre pais e filhos, ainda tem um controle dado o carinho, afeto, as vezes porém é o nicho de onde se origina o bullying. Mas há como corrigir isto? sinceramente não! como já disse é preciso de um longo diálogo da sociedade numa ação conjunta, entre educadores, igrejas, centro de convenções tratar o assunto na causa raíz, como citado, nada de jogar para professores, polícia, conselho tutelar, pois o nascimento de novas revanches com certeza virá. O leitor pode até questionar a matéria sobre a origem e surgimento dentro dos lares, veja isto, quem no nosso país nunca esteve em alguns pontos comerciais com nomes extravagantes que nasceram dos apelidos, tipo "oficina do Magrão" "salão do crioulo" nomes de candidatos, "vote no Zé égua" "vote na gordinha" enfim, isso em pleno meios de comunicação, dando margem a tudo isso e nossos professores sofrendo em salas de aulas e conselheiros se escabelando, lavrando atas e atendendo ocorrências. Bom, ficamos por aqui para sua opinião. Obrigado... vida boa! é bullying?.
POR: www.noolhodaaguia.com
DRT 0000592/MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário