Lamentável este procedimento, porém uma triste realidade o hábito de falar mal de pessoas, indiscriminadamente, pessoas que convivemos, pessoas que as vezes pouco conhecemos, ou as vezes temos poucas informações dela e na maioria das vezes as informações sãos terceirizadas, isto é, alguém te passa uma informação de outrem, com pitadas de maldades, distorcendo personalidades, daí para frente se inicia uma sabatina de juízos, o qual chamamos de falar mal.
A tentativa de macular o caráter de alguém através deste hábito maldito, deixa bem claro que na realidade o caráter do falador é que está em deterioração, pois falar mal de uma pessoa emitir opiniões tendenciosas no que tange o caráter de alguém em sua ausência, prova o quão desonesto e nefasta é a atitude desta pessoa faladeira, que sempre tem argumentos sutis para se esquivar-se e justificar suas manias inescrupulosa. Isso é em todo seguimento, igreja, trabalho, amigos, parentes, equipes, escolas, em todas as camadas sociais, os ricos chamam de breves considerações, os médios dizem, ser apenas um modo de pensar, e os pobres preferem afirmar um ato de franqueza, lido com isso quotidianamente.
Mas, vamos aqui por a questão tão elencada dentro da sociedade, em específico dentro das igrejas é certo uma pessoa que se diz cristão, falar mal de igreja, pastor, irmão na fé, vizinhos? que conselho a bíblia tem para deter o falador? então segura lá! Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Tiago 4:11. nota-se aqui que Tiago era irmão carnal de Jesus e deixa uma sábio conselho aos "línguas soltas" e o próprio Jesus afirma em Mateus no capítulo 7 o ato de julgar as pessoas, lembra que com a medida que você julga outras pessoas, também serás medido.
Este comportamento se é que assim podemos alistar, não abona a conduta de pessoa alguma, pelo contrário deixa-as expostas à aqueles covardes corriqueiros que se apossam de elementos assim, para propagarem suas ações malévolas, seus interesses perversos, suas propostas maquiavélicas ou até mesmo para espalhar o ódio e também denegrir a imagem, uma vez que o falador é emissário do diabo; leia: Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. Tiago 5:9.
Finalizo aqui com um conselho bíblico que é de mais alta nobreza para o cristão, desta vez escrito do apóstolo Paulo recomenda aos crentes de Filipos, aos Filipenses "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8.
Nota-se que a recomendação é ter uma mente renovada, ele narra uma lista de virtudes que falta em pessoas com caráter deformados, são verdadeiros urubus da vida, só vêem coisas ruins e coisas apodrecidas, não consegue admitir virtudes, preferem explorar todos os pontos negativos, nas quais todos nós temos, nunca serão águia, que só observam coisas boas. Nenhum de nós somos perfeitos em nossas ações, porém cada um de nós temos nossas qualidades e virtudes que gostaríamos que fossem consideradas. Minha pergunta? quando você fala mal de alguém, o que resulta em sua vida ou conduta? que benefício tens, falando da vida alheia? como você se sentiria se soubesse que do outro lado tem alguém no mesmo pensamento que você, falando mal e de você? .....pois é, difícil de responder é uma punhalada na alma.
Fica aqui meu conselho, aquilo que não é da sua conta, não é da conta de ninguém, não fale mal de ninguém, explore o melhor delas, e colherás as melhores virtudes delas.
Por: Daniel Mendes
Pr. Presidente da Assembleia de Deus Missões
Teólogo e Conferencista
Nenhum comentário:
Postar um comentário