
Bodoquena é um lugar onde é possível ficar em harmonia com a natureza, um lugar quase intocado pelo homem. Possui infra estrutura turística, atrativos naturais como balneários, cachoeiras, trilhas, fauna e flora, rios altamente piscosos, culinária típica da região, festas religiosas e folclore. A cidade está no coração da Serra da Bodoquena, então considerada cidade serrana.

A Serra da Bodoquena possui a maior extensão de florestas naturais do Estado, é um divisor de águas e é responsável por todas as nascentes dos rios cristalinos da região, como a Salobra,o Prata, o Formoso, o perdido e o Sucuri.
A região ainda sofre com as ameaças de madeireiros, invasores, incendiários e grileiros em sua volta. Desde a década de 80, dezenas de profissionais, pesquisadores, conservacionistas e entidades governamentais e não governamentais, reivindicam a proteção especial desta área, que assegura ser uma região de alta biodiversidade de importância mundial.
Bodoquena é uma das promessas para o ecoturismo no Estado de Mato Grosso do Sul, devido ao seu forte potencial natural. Rios como o Betione e o Campina exibem cursos de águas cristalinas consequência da grande porção de calcário presente nos recursos hídricos. São vários balneários, grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas que formam este complexo turístico. Juntamente com Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico. Abaixo as atrações locais:
- Gruta do Urubu-Rei
Possui uma trilha íngreme que acompanha uma corredeira. Seu nome se deve a concentração dessas aves. Situada a 15 metros de altura, possui uma nascente e uma cascata de aproximadamente 10 metros na sua fachada frontal
- Gruta Califórnia
Localizada na morraria da serra da Bodoquena, tem vista panorâmica do Campo dos Índios, uma reserva indígena. Possui 20 metros de altura.
- Córrego Azul
Afluente do Rio Salobra e com uma mata ciliar que margeia o córrego. Possui 800 metros de extensão com águas cristalinas.
- Trilha Ecológica da Boca da Onça
Possui esse nome por causa da concentração de onças no passado. Possui uma trilha de 3 km que corta uma mata nativa com várias árvores centenárias e vários animais silvestres. Avista-se 4 cachoeiras.
- Fazenda Indiana
Possui pista de pouso para pequenos aviões.
por: noolhodaaguia Divulgando nossas riquezas do Estado do Mato Grosso do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário