Pastor ou a Igreja, quem está em descrédito na atualidade?

Crítica e censura tem sido a tônica que igreja e pastores vem sofrendo nos nossos dias. Mas alguém pergunta, quem é o culpado? como condenar igrejas sem arranhar a imagem do pastor? ou como condenar o pastor, se ele está legitimamente ligado a ela?.... boas perguntas!.

Mas vamos aqui a partir do princípio da palavra, começar falando do pastor, figura esta que é responsável de manter a igreja bem vista, sem censuras e vista como um verdadeiro ambulatório espiritual, desde que entenda isso; tá na bíblia "E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. Jeremias 3:15.
Note aqui que pastores são dados por Deus, por meio de um processo de convivência com uma rebanho, leia o versículo de Jeremias quando diz: dar-vos-ei, ou seja eu vos darei, no entanto pastor é dado por Deus, ora, se Deus está dando, é para algum rebanho. O que vem acontecendo neste caso o descredito é que alguém de olho nas suposta pompas, olhares carnais no ministério, pensando em glamour, não levando em conta, vocação e chamado, afirma-se ou auto-legitima-se pastor, porém como foi sua conduta dentro de um ministério? qual histórico de vida, experiência dentro de um rebanho que denota-se que o tal verdadeiramente é um pastor? vejamos e vamos derrubar aqui algumas frases e ideias de efeitos que hoje estão usando, para se intitularem pastores; dizem: saí daquele ministério, porque os "homens" não me enxergaram, saí de lá porque não fui reconhecido meu talento, ora seria Deus tão fraco e ilógico que barraria seu chamado pastoral num homem ou numa convenção que humanamente são governadas por homens? não daria o Senhor um puxão de orelhas em quem quer que seja que estivesse em sua frente, ou a sua vontade é maior do que a direção e vontade de Deus?
Vamos aqui rápida pincelada num lembrete daqueles que querem ser pastor, para ter uma igreja de sucesso e cheia das bençãos de Deus e louvada na sociedade. Vejamos o apóstolo Paulo recomenda aos desejosos em ser pastor: Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. I Corintios 4:1
Essa recomendação define a imagem do pastor:
Vejamos: Ministros de Cristo
A qualidade de ministro de Cristo, diz muito claro que o chamado pastoral está ligado no ato de ministrar ou seja pregar a bíblia para alguém levando em conta que antes da boa retórica da pregação, vem primeiro como o ministro vive, como esposo, como cidadão em sua praça de origem, dentro do convívio de amigos, com seus negócios emfim caráter deve estar genuinamente ligado aquilo que prega, para que haja crédito em sua mensagem, a partir deste princípio, o ministro de Cristo é visado o tempo todo, e cada palavra que sai da sua boca é avaliada e passa pelo crivo e censura daqueles que espera o melhor de um pastor.
Despenseiros dos mistérios de Deus:
São chamados pela vontade de Deus. Só os autenticamen­te chamados por Deus devem, de fato, exercer o ministério evangélico (Hb 5.4). Paulo tinha plena convic­ção de que fora separado por Deus para pregar sua Palavra: At 13.2; Rm 1.1; Gl 1.15. “Fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado” (I Ts 2.4). Quem exerce o santo ministério sem a di­reta convocação do Senhor -o dono da obra – é um intruso, e quanto mais cedo desistir, melhor, pois está profanando as coisas santas.
Têm senso de respon­sabilidade ministerial. Um genuíno obreiro de Cristo tem acurado discernimento espiritual. Ele sempre age com o objetivo de obter um bom testemunho (I Tm 3.7). A vida do ministro de Deus precisa ser ob­servada, respeitada e aprovada não só pelos descrentes, mas, espe­cialmente pelos irmãos em Cristo (III Jo v.12).
São piedosos e íntegros. O verdadeiro ministro de Cristo vive uma vida digna, não só diante de Deus, mas também dos homens (II Co 8.21; I Tm 6.11,12). Comporta-se de modo honroso no trabalho, na vizinhança e na família, sem escândalos. Assim como o profeta Elizeu, pode ouvir dos que o cercam: “Este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus” (II Rs 4.9). A santidade é um imperativo na vida do obreiro. Um bom ministro de Cristo não apenas ordena, mas, em tudo é o exemplo para o rebanho, no seu comportamento, nas orações, nos dízimos e ofertas etc. (Hb 7.8,9; Ml 3.10).
São comprometidos com a Palavra de Deus (II Tm 2.15; 4.2). Isto é, pregam a Palavra de Cristo e não “palavras persuasivas de sabedoria humana” (l Co 2.4). O servo do Senhor não deve en­xertar seus sermões com retórica política, comentários da mídia e psicologia popular.
Sendo assim, não é proibido ter desejo de ser pastor, há uma excelência na chamada,Leia:  Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 1 Timóteo 3:1
Note-se que a importância do cargo pastoral é tratado com nobreza, na bíblia.
Logo então a imagem da igreja está ligada a a nomenclatura "pastor" se a igreja sofre críticas, ataques é necessário que o pastor reveja seus conceitos, se estes males vem sendo causado por seus deslises, pois pastor também erra, pede perdão, perdoa pois pastor não é super-homem, chora, sofre, sente rejeição, sofre injúrias, infortúnios, tem seus desejos, porém deve manter fiel a Deus e ser exemplo do rebanho de Deus na terra. A igreja.
Deixo aqui minha recomendação aos pastores atuantes e aos futuros aspirantes ao cargo de pastor: 

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
2 Coríntios 4:8,9
Lembre-se pastor honrado, igreja honrada, todo pastor que maneja bem a palavra da verdade, livra sua igreja de escândalos e da proteção a noiva do cordeiro de ser atacada por ímpios danosos que são assalariados de satanás para perseguirem e denegrir a igreja de Cristo.


Pastor Presidente da Assembleia de Deus Missões
Angélica               -                 Mato Grosso do Sul





3 comentários:

CAMPO GRANDE EM FOCO - Pastor Elias Longo, é o novo presidente da Assembleia de Deus Missões.

    Na segunda feira, 31/03 pp, foi apresentado aos membros da Assembleia de Deus Missões em Campo Grande, seu novo pastor, a saber o pastor...