
Muitas mulheres enfrentam um casamento em crise sem nem ao menos saber como chegaram até aquela situação. Isso acontece por uma série de fatores, desde a falta de diálogo, até o excesso de interferência externa na relação.
E se você está com o seu casamento à beira do término e acha que este é um problema sem solução, acredite, o melhor que você tem a fazer nesse momento é mudar o seu pensamento.
Entenda que crises no casamento são comuns e que, assim como qualquer outro problema, também podem ser resolvidas, desde que haja trabalha duro de ambas as partes.
Hoje, infelizmente, boa parte dos casais desiste da relação logo na primeira discussão ou desentendimento. Não há força de vontade para dar a volta por cima e recuperar o que foi perdido.
Tenha em mente que não existe relação perfeita!
Todos os relacionamentos, independentemente do tempo, terão seus problemas.
Até mesmo os casais que vivem há décadas juntos, acabam tendo suas discussões em um momento ou outro do relacionamento. O diferencial está na forma como o casal lida com esse tipo de situação.
Um casamento em crise não precisa resultar em separação. Na verdade, boa parte dos casais que estão passando por problemas conjugais, pode superar esse cenário de crise e restaurar o sentimento, amor e carinho que sentiam um pelo outro no início. Quer saber como?
Bom, para superar uma crise no casamento, a primeira coisa que você precisa saber é identificar se o seu relacionamento realmente está em crise, ou se trata-se de algo menos relevante que isso.
Como saber identificar o casamento em crise
Existem vários sinais que podem te ajudar a identificar se o seu relacionamento está passando por um momento difícil. Muitas vezes, são nos pequenos detalhes que chegamos à conclusão de que algo não está certo. E dentre os sinais que evidenciam uma possível crise no casamento, estão:
- Diminuição ou ausência da cumplicidade entre o casal;
- Falta de interesse em compreender o lado do outro;
- Distanciamento físico;
- Brigas constantes; entre outros.
Esses pequenos sinais podem ser facilmente notados. Basta parar de pensar um pouco na correria do dia a dia e observar o cotidiano do casal. Com toda a certeza você conseguirá identificar se o seu casamento está em crise.
O que leva um casamento à crise?
Essa é uma das perguntas mais frequentes entre casais que acabaram se separando. Afinal, o que levou um relacionamento de amor e paixão a terminar em mágoas e cicatrizes?
Cada caso é um caso, mas, geralmente, alguns fatores em comum acabam gerando um casamento em crise. São eles:
Falta de diálogo
Muitos casais não se comunicam da forma e nem com a frequência com que deveriam. Isso abre portas para que desconfianças e brigas sem sentido surjam, minando toda a cumplicidade e união em um relacionamento.
Traição
A infidelidade é uma realidade para muitos casais que estão em crise. O que a maioria não sabe, é que a traição geralmente acontece porque um dos parceiros acaba buscando em outras pessoas aquilo que não encontra mais na relação.
Esse tipo de cicatriz é difícil de ser curada, mas não impossível.
Estresse
A rotina corrida mina muitos relacionamentos. O excesso de trabalho, os afazeres de casa, a quantidade de trabalho que os filhos dão, as pessoas tentando atrapalhar o casal. Tudo isso vai se acumulando até que não resta mais nada além de estresse.
Estes são alguns dos principais motivos que geram crise em um casamento. Mas acredite, este é um problema que pode ser solucionado com algumas atitudes simples no dia a dia do casal.
Dicas para lidar com o casamento em crise
Não existe mágica para transformar um casamento em crise em um relacionamento de filmes românticos. Afinal de contas, esse processo acontece de forma gradativa e contínua.
Mas se você deseja dar o primeiro passo para transformar o seu relacionamento e sair de uma vez por todas da iminente crise em que ele se encontra, então veja abaixo algumas dicas.
Saiba ceder
Um dos grandes problemas das brigas de casal é que nenhum dos dois aceita ceder. O ego acaba falando mais alto e ninguém quer abaixar a guarda pelo bem do relacionamento.
Saber ceder é essencial dentro de um casamento. Uma relação saudável é feita de atitudes em prol dos dois. Vale mais a pena deixar o ego de lado e buscar atender às necessidades dos dois.
Demonstre afeto
Você não precisa sair beijando o seu marido em todos os locais públicos. As melhores demonstrações de afeto acontecem de forma singela: um bilhete carinhoso na porta da geladeira, uma mensagem de “eu te amo” a qualquer hora do dia, um mimo sem uma data para comemorar…
“Ah, mas apenas eu devo demonstrar afeto?” A resposta é não. Só que na maioria das vezes o seu companheiro só está esperando um sinal de carinho para poder retribuir.
Sendo assim, quanto mais afeto você demonstrar mais recompensada você será. E alguém precisa ser forte o suficiente para dar o primeiro passo, não é mesmo?! Então que a força da relação parta inicialmente de você!
Não deixe que a emoção fale mais alto que a razão
As brigas geralmente acontecem porque as emoções se sobressaíram e a lógica foi deixada de lado. Esse é um grande erro, pois, quando a discussão acaba, só restam as mágoas.
Por isso, se algum problema precisa ser debatido, faça isso dialogando.
Por exemplo, vocês não têm saído mais juntos por conta do trabalho dele: ao invés de chegar falando “você não me dá mais atenção, não sai mais comigo”, pare, sente com o seu marido e comece o diálogo de forma simples, com algo do tipo: “Percebi que sua rotina está bem corrida, e que não temos mais tempo juntos. Está acontecendo alguma coisa?”
Homens têm mais dificuldade de expressar suas dificuldades (é o ego masculino que sempre fala mais alto). Por isso, tenha calma e seja a mediadora da situação.
Não dê brecha para a interferência externa
Sempre haverá gente tentando transformar um bom relacionamento em um casamento em crise. Vizinhos, falsos amigos e até mesmo familiares. Com a internet isso se tornou ainda pior, pois até mesmo pessoas desconhecidas querem acabar com a felicidade alheia, simplesmente por não suportarem a felicidade dos outros.
Não deixe que essas interferências afetem a sua relação. Mas como fazer isso? Muito simples! A primeira coisa é não esconder suas preocupações. Compartilhe com o seu companheiro o que está acontecendo.
A segunda coisa é evitar ambientes tóxicos. Se você sabe que o Facebook só gera discórdia entre você e seu marido, faça um trato com ele de que nenhum dos dois irá ter um perfil. Não vale a pena sacrificar um relacionamento por causa de curtidas.
Por fim, afaste-se das toxidades. Aquela “amiga” não para de encher sua cabeça com paranoias? Afaste-se dela. Esse tipo de companhia só irá te intoxicar.
Trabalhe em equipe
Nada dentro de um relacionamento funciona sem o trabalho dos dois. Tenha sempre em mente que vocês são uma equipe.
Por isso, busque a ajuda do seu companheiro. Muitas vezes, ele deseja ajudar mas não sabe como demonstrar isso. Apenas com esse trabalho mútuo será possível recuperar a estabilidade da relação e ter um dia a dia mais saudável e pleno com seu marido.
Entenda, um casamento em crise não está fadado à separação. Tudo o que você precisa é ter calma e trabalhar para mudar essa situação.
Com as dicas acima, mais muito amor e carinho, você verá que é possível recuperar qualquer relação que esteja passando por problemas. Lembre-se, o amor é mais forte do que tudo!
Se você gostou deste conteúdo, talvez também se interesse em descobrir como salvar seu casamento e reescrever a história da sua família, clique aqui e acesse!
Matéria extraída repeitando o direito autoral da fonte como exige a lei de imprensa e escrita.
Fonte: http://nataliepinheiro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário