Você gosta de fazer perguntas?

É um  hábito comum das pessoas, dirigir perguntas a outrem, perguntas de toda natureza e sentidos, umas interessantes, outras engraçadas, outras intrigantes, algumas capciosas, outras cheias de mistérios, curiosas, tolas, vazias de informações, interesseiras, algumas chega ser impactante, enfim são perguntas e todas independente como elas são feitas  e quais sãos suas intenções alguém quer uma resposta.
   Descobri na bíblia duas grandes funções das perguntas, deixo aqui registrado para que o leitor tome cautela em fazer perguntas.
  Jesus e Neemias, cada um viveu em períodos diferentes, e trataram situações diferentes, com apenas uma pergunta cada um.
   Vamos começar por Jesus; o mestre ensinando o amor, perdão e compaixão, é coagido por detentores da lei de Moisés, por sinal um modelo arcaico, exigindo que uma mulher encontrada em pleno ato do adultério, fosse apredrejada, conforme costume da lei, João 8.5 os fariseus dissera, mestre, Moisés disse que as tais devem ser apedrejadas, o que tu dizes? Jesus responde a eles dizendo: aquele que não tem pecado, que atire a primeira pedra. Veja que Cristo mata a charada em duas vias, primeiro, vence a capciosidade da pergunta, que na realidade, queriam incriminar Jesus como infrator da lei e segunda via, Jesus transfere a eles a responsabilidade da sentença, nas quais se faziam juízes dissolutos da verdade cheia de hipocrisia.
   Agora vale ressaltar, que a pergunta de Cristo feita aquela mulher adúltera, foi simples, libertadora, e cheia de perdão, João 8.10, ...filha onde estão os teus acusadores? eles não te condenou? a mulher disse: não Senhor! que coisa linda!! veja a sintonia da sabedoria, graça e humildade vencendo o egoísmo e interesses ditatoriais uma manifestação da graça de Deus, Jesus simplesmente resolve com uma resposta; eu também não te condeno, vá em paz, e não peques mais.
  O que mais poderia ser acrescentado diante de tanta bondade, senão gratidão e louvor.
Pois bem, Jesus deixa sua marca de misericórdia e perdão, com apenas um pergunta, onde estão os teus acusadores?.
 Vamos uma breve lembrança de Neemias, copeiro do rei Ataxerxes, da grande fortaleza de Susã, era estimado pelo rei, gozava da simpatia e confiança no palácio, sua vida muda de rotina, seu sentimento torna-o um homem de rosto triste pelo fato de receber a visita de um dos seus irmãos que esteve com ele, vindo de Jerusalém, uma vez que ele estava em Judá, quando na oportunidade de um breve diálogo entre Neemias e Hanani, Neemias faz uma pergunta; ... como estão os judeus que escaparam do cativeiro? Nee. 1.2.
  A resposta de Hanani, não foi nada alvissareira, trazia um conteúdo de desprezo, sofrimento e abandono, a vida de Neemias muda da noite para o dia, pois nos versículos seguintes do seu livro, vê se um Neemias aquebrantado, determinado a ajudar o próximo, enfrentar adversários, superar dificuldades, enfim uma história riquíssima digna de ser copiada a todos os leitores da bíblia.
E você caro leitor? gosta de fazer perguntas? quando fazes perguntas, estás disposto a arcar com as respostas? ou quer apenas fazê-las para vasculhar vidas alheias e por em riscos sentimentos e crises em que as pessoas estão cercadas.
   Encerro aqui este conselho, deixando uma recomendação que o próprio Davi, escreve nos Salmos 64 .6,  Davi adverte que existem pessoas que de forma irresponsáveis .....andam inquirindo malícias... até o íntimo de cada um.... eu heim!.
 Cuidado quando te fazerem perguntas, e cuidas quando perguntares.
Tudo bem com você? ....não me responda.
Por:
Pr. Daniel Mendes














Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAMPO GRANDE EM FOCO - Pastor Elias Longo, é o novo presidente da Assembleia de Deus Missões.

    Na segunda feira, 31/03 pp, foi apresentado aos membros da Assembleia de Deus Missões em Campo Grande, seu novo pastor, a saber o pastor...