Dezembro vem chegando e uma nova etapa começa, nos bastidores da diretoria da igreja, com as seguintes perguntas: quem vai ser quem e quem vai assumir este ou aquele departamento da igreja.
Isso é comum e natural, os cargos dos departamentos de uma igreja, e preenchidos por membros em plena comunhão e que é escolhido pelo pastor presidente em seguida apresentado em uma assembleia geral de obreiros e membros, onde é colocado para aprovação, podendo o escolhido para o cargo ser aceito ou não.
Além de ser convertido existe vários fatores importantes para o pastor levar em conta na hora de compor sua diretoria;
a) Um análise prévio da pessoa para o cargo, se ele ou ela tem vocação, tempo disponível e compromisso para desenvolver o cargo.
b) Observar como esta pessoa se relaciona com demais membros da igreja, uma vez que existe pessoas que tem um comportamento apático, e tem dificuldades de se relacionar, ficando assim um departamento sufocado e sem crescimento.
c) Não corra risco, evite pessoas com "liderança centralizadora" são aquelas que assumem seus cargos e nunca querem delegar funções na sua equipe, pois querem que apenas suas idéias prevaleçam afim de ganhar destaque dentro da equipe, uma vez que a obra de Deus, toda ação e trabalho, todos tem a mesma honra.
d) Pastores diretores, fujam do jargão " Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados" Deus capacitou Moisés em toda ciência do Egito, depois no deserto cuidando de ovelhas do sogro Jetro, capacitou o jovem Josué servidor de Moisés, atendeu por quarenta anos para depois assumir o povo enfim são tantos exemplos, é natural que no reino de Deus pessoas desprovidas de experiências possa ser usada no cargo desde que acompanhada de alguém que já está a mais tempo dentro da diretoria, ninguém é inútil numa obra tão extensa e árdua.
e) Pastor, seja um líder eficaz e seguro, não tenha medo de aproveitar pessoas de boa cultura, com formação, alguns líderes acham que essas pessoas cultas pode trazer muito formalismo a igreja, e por em risco a espiritualidade, ledo engano, a pessoa convidada deve o pastor delegar a ela os afazeres e o mesmo delinear até onde ela pode prevalecer dentro da função específica e acompanhar com incentivos assim será de grande proveito dentro da diretoria.
f) CUIDADO! com os "pidão" são aqueles que pedem cargos, já tive várias experiências com membros pidão, geralmente com a facilidade que eles pedem cargos, a mesma facilidades te deixam na mão, é muito mais salutar convidar aquele membro que aceita com algumas ressalvas e inseguro temendo não dar conta, e você poder ajudar, a satisfazer o pidão que vai te dar trabalho.
g) Importante, não aventure com as escolhas, o pastor ou diretor é o melhor olheiro, durante o ano vejas e avalie membros que os mesmos possam somar na nova diretoria, e comunique antes, para que não seja pego de surpresa, e assim assuma a contento o cargo confiado
h) Lidere com ousadia, dedicação e calor humano, conheça sua equipe e deixe-se conhecer, existem líderes autoritários, ditadores que dificultam seus liderados de aproximarem, propor novas idéias ainda que passivas de ser apreciadas, por não haver uma atenção do seu líder, isso dificulta o bom andamento da equipe.
i) Lembre-se candidatos, os cargos tem duração e são rotativos, exceto do presidente da igreja, por isso ninguém é dono do cargo, é preciso um período de três a seis meses, para adequar a nova equipe todos estar entendidos que podem ser remanejados a outra função bem como serem substituído por outra pessoa caso não atendeu a demanda esperada pelo pastor, uma vez que o departamento tem que funcionar.
Essas são algumas recomendações entre tantas outras que tenho seguido a risco e tenho tido êxito em meu pastorado, que considero um sucesso, e tenho uma equipe abençoada e todos tem autonomia dentro dos seus cargos e como presidente atuo como supervisor geral, vendo o desempenho e crescimento da obra de Deus.
Pastor: Daniel Mendes
Presidente da Assembleia de Deus Missões
Teólogo - Redator e Radialista Credenciado Na DRT
Liderança Intensiva No RioCentro 2002
Angélica - Mato Groso do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário