Existe fariseu nos nossos dias no meio das igrejas?

Somos exortados pela Palavra de Deus a considerar sua bondade e sua severidade, Rm 11.22a. É interessante que, com toda a severi­dade que lhe é inerente, Deus tenha misericór­dia dos ladrões, das meretrizes, dos publicanos e das infelizes madalenas. Mas, com toda sua bondade, ele nunca perdoou a um “fariseu”. Pelo menos, não temos tal registro bíblico.
O mundo está cheio de fariseus. Seria pre­cioso se deles a Igreja estivesse vazia. Para aju­dar a diminuir-lhes o número, escrevemos este artigo.
Você deve estar preparado para identificar os fariseus. Eles se infiltram na igreja e, como ovelhas- aparentes, tentam esconder sua verdadeira pele de lobo. Infelizmente, até no Minis­tério, tão sagrado e tão puro, aparecem os fari­seus.
Tratemos de identificá-los. E tão-somente usemos a Bíblia para tal.
1. Os fariseus continuam a se misturar com os que estão praticando atos corretos, Mt 3.6,7. Por isso, muitas vezes nos enganamos com eles. São tão amáveis para conosco, mas quando nos negamos a estar debaixo do seu domínio, mos­tram suas garras, que são aduncas e violentas. Jesus chamou-os de “raça de víboras”.
2. Os fariseus são extremamente legalistas. Seu legalismo tem uma arma comum e univer­sal: a murmuração. Você facilmente identifica um fariseu, porque ele está sempre depreciando as outras pessoas, ainda que sejam colegas de Ministério ou irmãos da mesma igreja. En­quanto outros se reúnem, a fim de orarem e cui­darem da união espiritual dos líderes, os fari­seus reúnem-se a fim de fazerem políticas, exercerem pressões, darem vazão à sua carnali­dade.
3. Para os fariseus, somente estão certos os que estão do seu lado. Os que não assinam o mesmo livro que eles, os que não pertencem ao seu “campo”, os que não são de sua “ala”, os que pertencem a outra “convenção”, estes me­recem a degola, a exclusão. São hereges, dizem. E tratam de difamá-los perante o mundo, Mt­9.34.
4. Os fariseus não conhecem a misericórdia, pois são herdeiros e praticantes da lei, qual­quer que seja, desde que seja lei, Mt 12.1-8. Por isso os fariseus gostam tanto de certos “estatu­tos”.
5. Os fariseus são mestres em acusar. Por is­so, é tão fácil conhecê-los. Você pode identificá-los, quando escrevem cartas, quando falam ao telefone, quando estão nas esquinas, nas rodi­nhas em frente ao templo, nos cafezinhos Inter convencionais, quando viajam, quando “testi­ficam” etc. Estão sempre, sempre, sempre, ata­cando, verberando, falando mal. Veja-os em Mateus 15.2, por exemplo.
6. Os fariseus escandalizam-se facilmente e com tudo, menos com seu farisaísmo, Mt 15.2.
7. Os fariseus vivem fermentando a boa massa, Mt 16.6.
8. Os fariseus, quando pregam (se pregam) não pregam a sã doutrina, porque se ocupam’ da sua própria, isto é, da “doutrina dos fari­seus”, Mt 16.12.
9. Os fariseus constituem-se em juízes e fis­cais do mundo. Nós os vemos investigando as­suntos matrimoniais em Mateus 19.3. Ao con­versar com um fariseu, facilmente você obterá-a biografia (denegrida) de seus desafetos, os quais recebem sempre seu farisaico sorriso, quando visto de frente perante um respeitável público.
10. Os fariseus não foram perdoados por Je­sus. Deles o Senhor falou sete vezes ai de vós. Oremos para que o sangue de Jesus entre em ação na Igreja e elimine a hipocrisia dos hi­pócritas, o farisaísmo dos fariseus e restabeleça a singeleza de espírito na Casa do Senhor, como no tempo da igreja primitiva. Oremos juntos: Senhor, livra-nos dos fariseus! Amém! Jo 14.13.
Extraído Autor: Pr. Geziel Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAMPO GRANDE EM FOCO - Pastor Elias Longo, é o novo presidente da Assembleia de Deus Missões.

    Na segunda feira, 31/03 pp, foi apresentado aos membros da Assembleia de Deus Missões em Campo Grande, seu novo pastor, a saber o pastor...