O que uma igreja pode esperar de um pastor chamado e vocacionado?


E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. Jer. 3.15

    É isso mesmo, durante o ministério do profeta Jeremias, a crise ministerial já era notória durante o cativeiro que tinha a duração de setenta anos, Jeremias era chamado e vocacionado ao ministério profético Jer. 1.5, posição esta que lhe causou sensação de temor e uma leve momento de recuo devido a grandeza e responsabilidade da árdua tarefa. Jeremias tipifica a realidade do obreiro verdadeiramente chamado, que uma das fragilidades do obreiro em quem o Senhor propõe o chamado é natural recalcitrar, foi assim com Moisés Ex. 4.10, Gideão, Juízes 6.15 e tantos outros que ficaram pasmos diante da chamada divina.
     Cada homem desse enfrentou um problemas em seu tempo, em meio sua liderança, ataques de caráter, resistência e discordância com suas pregações como é o caso de Jeremias que pregava um sermão dizendo ao povo: "Eia construam casas, tenham filhos, plantem lavouras, construam casas, porque o Senhor nos visitará daqui setenta anos". Dou outro lado havia um profeta mentiroso, Hananias que disseminava uma palavra bajuladora, massageadora do ego dos rebeldes judeus, dizendo, que tão cedo o Senhor levaria todos a sua terra contrariando a mensagem profética do verdadeiro profeta, Jer. 28.15.
    Jeremias manteve o cajado da verdade, embora sendo coagido a profetizar coisas agradáveis mesmo correndo risco de morte, aprisionado em troncos, lançado em cisterna de lama, porém não se intimidou diante dos seus opositores e muito menos decepcionou aquele que o chamou que proporcionou revelar grandes coisas.
      No caso Moisés, foi uma das lideranças mais austeras já vista em toda bíblia, pois era uma convivência exaustiva diuturnamente, entre as muitas ocorrências, as críticas, murmurações sofreu descrédito pelo irmão e irmã de sangue, que são coisas que aqueles que querem ser pastor de igreja, precisa saber que não é só a beleza do púlpito e o bom terno e boa mensagem recheada de retóricas que fazer garantir ser um pastor de conduta ilibada e vocacionada por Deus. Ser pastor é entender nossas limitações, e despir da autoconfiança e superação e pedir a Deus que envie um Jetro, como enviou o Senhor a Moisés, no momento que sua liderança estava desgastada, e o fracasso era eminente se o líder Moisés não ouve o conselho do sogro, Ex. 14.18.
     É preocupante nos dias atuais como está sendo as ordenações, as escolhas não estão atendendo os critérios da palavra, o que pretendo propor aqui neste artigo é chamar a atenção dos ministros, presidentes de igreja, campos para que esta geração antenada entenda que o ministério pastoral é mais que uma sensação de momento e muito mais que uma aventura pessoal, o ministério pastoral ultimamente tem se presenciado alguns aceitando por coleguismo, atender fracassos pessoais e sendo aceito como uma brecha para alguém tentar a sorte de forma irresponsável deixando de lado a verdadeira identidade do obreiro aprovado, que põe a alma naquilo que faz.
     A igreja de Cristo não na totalidade, tem sofrido com barganhas, negociatas de seus membros como se fossem verdadeiros clubes sociais, onde troca os diretoria e leiloa os cargos sem sequer consultar a membresia.
     MAIS O QUE UMA IGREJA ESPERA DO SEU PASTOR?
     A igreja espera que seu pastor seja homem chamado por Deus e em sua bagagem traga a sua vocação engessada na vontade de Deus para assistir a obra, não como um fardo ou um meio de ganhar dinheiro ou ficar rico, porém ter  que enfrentar a realidade e os desafios são dos mais diferentes, por exemplo: ser pai, ser psicólogo ser, conselheiro, construtor, emprestar o ombro amigo, corrigir os erros com sabedoria, manejar a palavra com responsabilidade, evitar promover grupos elitizados dentro de sua membresia, abraçar crianças, velhos, jovens, obreiros sem qualquer sentimento, mesmo que a mensagem da noite foi a mais dura, porém deixar a ovelha entender que seu pastor é homem vocacionado para o cargo e tem a chamada de Deus.
      Saudoso Emílio Conde, um dos compositores da harpa cristã(CPAD) escreveu em um artigo na revista "O Obreiro" em 1984´pouco antes da sua partida ele frisou "Deus precisa de obreiros que vivam a mensagem que pregam e que ame mais o chamado do que a moeda"
       Que Deus cumpra a palavra dita a Jeremias, darei pastores que apascentem o rebanho com ciência e inteligência, ciência aqui é entender o quão responsável o pastor tem que ser e amar o rebanho, e inteligência no texto quer dizer, ter capacidade para digerir as agruras e o sucessos do ministério sem dar vazão ao orgulho e vaidade a ponto de escandalizar a obra.
      Deus abençoe os chamados e vocacionados!
Teólogo e Escritor e Redator
Núcleo 806 Al. nº 09
Pastor Presidente da 
Assembleia de Deus Missões 
Angélica   - MS
      
  





































     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAMPO GRANDE EM FOCO - Pastor Elias Longo, é o novo presidente da Assembleia de Deus Missões.

    Na segunda feira, 31/03 pp, foi apresentado aos membros da Assembleia de Deus Missões em Campo Grande, seu novo pastor, a saber o pastor...