Qual a origem da insubmissão dos filhos aos ensinos dos pais?

    A formação  dos filhos, ainda é um dos temas indomáveis dentro de todos os seguimentos da sociedade, quer no lar em família onde os pais são mentores legítimos, quer no colégio onde os professores recebem os infantos crendo que estão recebendo crianças educadas, quer no dia dia da sociedade, os transeuntes creem estar passando por um cidadão aparentemente educado, se for frequentador de alguma entidade, filosófica ou religiosa chegamos até pensar que, além de uma pessoa educada, ainda possivelmente temos alguém diferente de tudo e de todos.
     Ledo engano, vamos tratar aqui no que diz respeito "igrejas" como é o meu caso, e devo tratar isso sobre ótica bíblica, pois é matéria que me vejo habilitado escrever, uma vez que o conhecimento bíblico e teológico me dá norte ao assunto.
       Quando sábio Salomão em seus provérbios afirma: "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e quando envelhecer, não se desviará dele" Prov. 22.6 está bem claro que salomão dono da sabedoria horizontal, isto é profundo conhecedor das tendências e consequências humanas, propõe que aos pais são atribuídos poderes para transferir legados  aos filhos, no que tange a formação dos filhos. Agora, o que dizer do filho rebelde e contumaz? em quem esse filho buscou adequar seu comportamento, caráter, sua maneira de relacionar em sociedade? Eu pergunto seu um filho ou filha, não ouve os pais, em aspecto algum, será que não há algo de errado? será que foi proposto o processo educacional de maneira segura? ouve autoridade paterna ou materna com disciplina dosada com amor? porque essa modalidade de meu bebezinho, minha florzinha, as vezes nem sempre vem entendida que o educador possui autoridade sobre seus filhos.
      Vejamos que Salomão diz: "instrui" ora! o instrutor só pode instruir quando o mesmo tem familiaridade com a instrução recebida, caso contrário porá seu maior patrimônio, seus filhos na mão da sociedade corrompida, onde irá chorar amargas decepções. Haja visto que o melhor momento de educar é na infância, onde se tem o domínio das coisas, é oportuno e inadiável.
       Vamos aqui dividir o versículo em seis tópicos para desfrutar melhor do conselho bíblico.  
     INSTRUIR: A instrução deve ser de alguém superior, nesse caso os pais, antes de serem instrutores, devem necessariamente  serem exemplos para os filhos, um filho que assiste os pais em plena discussões dentro do lar, acompanha seus pais em baladas, bebedeiras, e outros vícios, jamais entenderá que os mesmos terão valores morais para ensina-lo, então farão papel de arauto sem mensagem com efeito transformador.
     O MENINO: O vocábulo menino, deixa bem claro a faixa etária, ressaltando o momento propício da formação, levando em conta aqui, não há necessidade de descrever menina, pois trata-se da formação, e o texto não refere a malfadada identidade de gênero, que vai contra os princípios da palavra, a realidade é única instruir, quanto as intempéries que o mundo oferece, tais como drogas, bebidas, sexo, pedofilia, conteúdos impróprios na mídia, más companhias, isso são informações com advertências relevantes, em seguida as de aconselhamento de natureza motivacional, são elas, profissional, vocacional, religiosa, afetiva, familiar, social enfim são instruções que irão ajudar seu pequeno príncipe ou princesa.
     O CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR: Caminho aqui entendemos que o caminho a ser seguido tem que partir do apontador, que certamente percorreu e tem legado  a deixar, advertindo os perigos, as decepções, a autoconfiança, os pais precisam muito serem sábios, e deixar claro aos  filhos que controlem seus fascínios por ídolos, por alguém que possivelmente lhe inspire idéias que futuramente poderão ser posto em práticas, trazendo assim maiores problemas.
   ENVELHECER E NÃO DESVIAR: O pai de Salomão, Davi em seus salmos ele afirma: ...jamais vi um justo desamparado e sua descendência mendigar o pão, observamos a conclusão do versículo que é um arremate, "não se desviará dele" isso tudo será fruto de uma incansável tarefa dos pais quando se aplicarem na estrutura dos ensinamentos dos filhos, terá uma recompensa sem igual.
      Concluo aqui esta recomendação deixando alguns itens de importância para os pais:
*Ame seu filho
*Abrace seu filho
* Beije seu filho
* Presenteie seu filho
* Dê o melhor pra seu filho
* Dê a melhor formação secular a seu filho,
Mas nunca negue, a oportunidade se corrigi-lo quando ele cometer erros que vier macular sua conduta moral, social, religiosa ou profissional.
Porém, quando ele acertar, abrace e cumprimente-o como um cidadão de honra, pois assim entenderá que todo esforço valeu a pena. Tente!






Pastor Daniel Mendes
Presidente da Assembleia de Deus - Missões
Teólogo e Escritor autônomo, Cronista e Compositor
Palestrante e Conferencista
ANGÉLICA         -          MATO GROSSO DO SUL
            











Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAMPO GRANDE EM FOCO - Pastor Elias Longo, é o novo presidente da Assembleia de Deus Missões.

    Na segunda feira, 31/03 pp, foi apresentado aos membros da Assembleia de Deus Missões em Campo Grande, seu novo pastor, a saber o pastor...