Liderar, eu tenho essa vocação e missão?

 


 “O líder não é aquele que sabe o caminho, mas aquele que mostra o caminho.” – John C. Maxwel

Lideranças, é um dos assuntos mais discutidos na atualidade, em todos os seguimentos da sociedade, devido o crescimento do meio de comunicação, tal condição com as muitas informações dos seus coachs, apresentam uma séries de inovações assertivas para que as pessoas que sonham em crescer acertem seus alvo e objetivos. A partir desse novo método educador de líderes é uma concorrência acirradíssima com velhos métodos de chefia, onde se aplicava uma ordem expressa e o liderado tinha que realizar, sob pena de, caso não atendesse a tempo a qualidade era colocado fora do quadro, sem alguma avaliação ou outra oportunidade.

Aproveito e definimos aqui pontos importantes para um líder observar e triunfar em todos seus aspectos.

1 - Pense de fora para dentro. 
2 - Tenha visão de longo prazo 
3 - Pergunte tudo
4 - Explore e construa fortes vantagens na sua empresa. 
5 - Crie alinhamento dentro da equipe. 
6 - Mantenha o foco nos resultados. 
7 - Prepare-se para fazer correções de curso.

Vamos então ao primeiro item. Pense de fora para dentro. 
   Todo líder por excelência deve ser um visionário, ou seja aquele que mesmo diante de crises e situações complicadas de momentos, ele sempre deve enxergar com olhares futurísticos, melhores momentos. Quando e como assim?  
Lembro-me certa feita quando enfrentei crise em minha liderança, um amigo me aconselhou, amigo! nada se cria tudo se copia, dai em diante me veio a ideia de que nunca devemos nos sufocar com nossas próprias ideias, realizações, projetos por mais que sejam perfeitos ao nosso entendimento, porém devemos aceitar em dados momentos que todos sofremos desgastes físico, emocional, criativo, nos detemos em métodos ultrapassados que é um grande problema hoje, tentar manter de goela abaixo aquilo que não acompanha o contemporâneo, exceto marcas, modelos etc. assim mesmo precisa muito jogo de cintura para garantir público, mercado e aceitação. Feito essa autocrítica, o líder particularmente deve ser parceiro da humildade e olhar de fora para dentro e aceitar porque o outro está em pleno crescimento, desenvolvimento e na boca da sociedade o estilo, produto, equipe que causa impacto e a partir daí uma sondagem amistosa, alianças de amizades, descobertas das novidades, isso tudo fará com que o sua liderança seja repaginada e por em práticas novas ideias e sugestões.

2 - Tenha visão a longo prazo.
 
  Já ouviu falar de líder "nanico" apelido usado a pessoas de pequenas estaturas, mas nada de mal, este termo aplicamos aqui sobre a questão de altura, enxergar longe, ver outras perspectivas em outros ângulos, quando todos estão vendo apenas aquilo que deveria acontecer de uma forma, está tudo dando errado, é nessa hora que um líder substitui a ideia e de olho na equipe põe todos a parte sobre o adiamento do plano ou projeto a executar, a essa altura, os fatores preponderantes como, tempo, valores, equipe, dinâmica deve ser considerado muito, e sempre ter em mente o bom líder não pode em hipótese alguma ser ciumento e centralizador, esse atributo é um dos maiores portais do fracasso que já conhecemos e m exemplos trágicos, deve a chefia, ter uma visão e percepção aguçada e descobrir dentro de suas equipes o funcionário, ou colaboradores os aquilo que chamamos figuras ponto x, são pessoas que se despontam com melhor visão e aptidão dentro de tarefas atribuídas ao setor ou equipe, a partir de então a chefia dá-lhe a missão diante dos demais a conduzir a produção e desenrolar das metas a realizar.

3 - Pergunte tudo.  

     Uma certa feita entrei no escritório e fui falar com meu superior sobre minha condição profissional, pois eu almejava operar uma outra máquina dentro de uma editora, pois se tratava de uma máquina automática, sendo que eu operava uma manual eu indaguei: porque eu não posso ser operador de uma máquina automática? simplesmente ele me respondeu; você vem me falar isso agora! eu nunca vou saber o que quer um homem calado quer. Anos depois eu sozinho passei operar duas máquinas ao mesmo tempo e com melhor salário,  jamais esqueci dessa experiência, que hoje faz parte do meu quotidiano. O líder nunca deve ser truculento, trazer aos seus liderados aquilo que deve executar apenas entregando uma planilha ou projeto, sem antes reunir a equipe, falar, motivar, fazer perguntas, sanar dúvidas e deixar uma canal de comunicação aberto para possíveis entraves durante as realizações das atribuições, os motivos de muitas intrigas entre equipes e líderes é o fator não ouvir e nem ser ouvido, portanto perguntar é caminho para ouvir respostas de todas as naturezas, não tenha medo de fazer perguntas, se vier uma resposta que de repente não agrada a contento, chame a equipe junto a situação e distribua o problema para que todos engaje e venha sanar de forma amiga e com muita parceria.

4 - Explore e construa fortes vantagens na sua empresa ou seguimento.

Este item é um campo minucioso que não se pode abrir mão deste rico detalhe, independente do seguimento tanto o humano como o logístico não pode ficar alheio ao tempo, humanamente o líder deve desfrutar de ideias passivas de ser exploradas dentro do seu contexto, bem como aproveitar as vantagens do sua ampla estrutura empresarial, afim de que não seja nomeada o grande elefante branco, título dado a empresa ou seguimento que parou no tempo. O grande ator do cinema mudo, Charles Chaplin deixou cravado na memória de seus admiradores e fãs uma frase interessante: "mais do que as máquinas, precisamos da humanidade" a interpretação dele nos remete como líderes e abrimos mão do nosso senhorio e entender que entre nossos liderados existem cérebros de ouro, e toda vez que um líder aceita uma opinião, ideia vindo de sua equipe, isso não o faz pequeno, pelo contrário, eleva a estima da equipe, potencializa colaboradores e cada dia crescer e crescimento torna-se texto áureo de todos envolvidos nos planos e projetos.

5 - Crie um alinhamento dentro da equipe.

Alinhamento de equipe é importante lembrar das tarefas a ser executadas, e nunca optar por dizer: "vão lá e façam", uma coisa é pedir a uma pessoa para fazer uma única coisa, outra coisa é delegar tarefas a equipe, é imprescindível que o líder conheça pessoalmente cada um em particular, entendendo que nas multinacionais onde as gerências são feitas por subsídios das chefias, porém cá na ponta está um líder, a este é dado atribuições e num projeto a executar é importante saber do potencial de cada membro de sua equipe para que assim possa alinhar no desenrolar das atividades. O que deve ser levado em consideração? o mais calmo, o mais rápido, o mais detalhista, o mais prático e assim por diante, e outras fatores pessoais de cada membro para que assim não haja disparidade no grupo e todos produzem a contento.

6 - Mantenha o foco nos resultados.

Nenhum líder com sua ótima equipe trabalha pelo trabalho, muito pelo contrário, o trabalho num projeto a satisfação vem do resultado de como ocorreu, o líder não dá descanso ao seu bom olhar desde o lançamento do plano e projeto até a execução, levando em conta vantagens sobre tudo, ja falamos isso em item anterior, tempo, precisão, mesmo diante de intempéries tudo fluiu bem, e cada detalhe deve ser numa reunião especifica dar o feedback a sua equipe, corrigir algumas pendências e erros e aproveitar detalhes de acertos noutras realizações, pontuando cada um em seus afazeres, isso é de salutar importância dentro da empresa ou segmento.

7 - Prepare-se para fazer correções de curso.

Este é nosso último tópico deste artigo sobre liderança, as correções de curso as vezes parece ingrata, o setor pessoal deve sempre ser notificado  sobre algumas correções, digamos que um operador x ja está com vinte ou mais anos operando este ou aquele departamento ou equipe, de repente a idade, as limitações da vida chega pra qualquer um, é nesse momento que a chefia começa a dura jornada das correções a partir do pessoal, posteriormente industrial, com novos equipamentos, um fator importante é que sempre um bom líder pratique a reciclagem de conhecimento, contratando um bom palestrante, para resgatar valores de mestres e patrões, sobre novas tendências trazendo a todos o contemporânea, coisas interessantes que está em alta, para que a frustração nunca tenha acesso durante uma grande e conceituada gestão.

POR: www.noolhodaaguia.com
Artigo de:
Daniel Mendes
Escritor e redator
Jornalista e repórter independente
DRT 0000592/MS 








 






 











   











 









EDIFICAÇÃO - Pregadores transtornados e suas mensagens recheadas.

 


      As vezes sou pego de surpresa, com meus pensamentos que me deixa estarrecido, sobre a questão de muitos pregadores dos dias atuais, que triunfam no meio do cristianismo professo, pasmem os leitores conhecedor da bíblia que chegando a uma verdadeira aberração suas prédicas e aceitação por uma gama de "neo-evangélicos" que deliram ao ouvir seus trechos de mensagens com chavões recheados de confissões positivas, invadindo os egos de suas plateias delirantes.
      Mas afinal de quem é a culpa? alguém está cometendo erro? para que essa avalanche de pseudopregadores, que vem ganhando espaço no meio de igrejas idôneas e o que é pior, estão destilando seus amontoados de conceitos humanísticos nos púlpitos de pastores renomados em sua tradição e maturidade, ficando a igreja de Cristo a mercê das palhas, quando na verdade deveriam como ovelhas degustar o melhor dos pastos verdejantes.
       O  que está realmente precisando nalgumas igrejas é o bom senso ministerial, na hora da escolha dos candidatos as separações e ordenações, observando a bíblia o apóstolo Paulo que foi um dos grande discipulador de obreiros ele pontua em sua carta: "Ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro" I Tim. 5,22, alguém pode questionar o emprego do versículo, porém há de entender que se trata de questões de observância sobre qualidades e também comportamento para com os futuros ministros da palavra.
    Vale reforçar que estes pregadores intransigentes, não compartilham verdades com pastores maduros, idôneos, experientes, são donos de uma "verdade única" que são exclusivas deles próprios, questionados, tratam de arcaicos e ultrapassados e assim seguem seus ritos e magias mistificadas, porém mais uma vez o santo apóstolo Paulo entra em cena dizendo: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." II Tim. 4,3,5.
          Eles se apresentam nos seus púlpitos de forma ridícula, suas vestimentas totalmente fora da  daquilo que combina com a postura de um ministro da palavra, suas vestimentas vai desde suas calças pirulitos coladas em seus corpos mostrando seus bíceps, desenhando todas as curvas, bem como uso de camisetas mostrando claramente seus músculos como se fosse professores de academia, segundo eles é preferível praticar esta modalidade, pois assim denotam humildade e simplicidade, quando na verdade a bíblia da outra postura dizendo que os homens da terra nos considerem como ministro de Deus e despenseiros dos mistérios I cor. 4,1, isso é cláusula pétrea, para um obreiro fazer uso do púlpito o lugar sagrado e jamais pode ser profanado por quem faz uso dele, simplesmente ao seu bel prazer sem respeitar a igreja que é noiva do cordeiro.
        Imagine como 🤷‍♂️ seria se João Batista se deparasse com estes pregadores da atualidade, a sua mensagem custou sua cabeça, bem como Jonathan Edwards que durante sua pregação nas mãos de um Deus irado, baseado em Deuteronômio 32,35 .....a seu tempo quando resvalar o seu pé.... sua mensagem era objetiva e todos os ouvintes se agarravam um ao outro de temor e terror do inferno de tão nítida e explícita era a pregação, este sermão foi pregado na cidade de Enfield, no estado de Connecticut, nos EUA.
       Ao contrário dessas vertentes vemos eles, sim o tais pregadores modernos, trovejando seus pensamentos, roxeiam suas cabeças, bradam seus gritos, dão suas ordens nos altares, revelações das mais estapafúrdias, em nome de Deus deixando os sensatos e ponderados em verdadeira confusão, pois é um Deus nos acuda. Que os senhores pastores pensem bem quando convidar alguém para ministrar em suas igrejas, peça primeiro orientação de Deus, seguido de informações a respeito do pregador ou pregadora e ore com sabedoria no momento em que sentir ao coração o desejo de ordenar alguém, aos santo ministério, idoneidade, temor, amante da bíblia, e tempo de casa para evitar este ardente crescimento prejudicial a causa santa.
 
ARTIGO ESCRITO POR: 
Pastor Daniel Mendes - Presidente da AD Angélica - MS
Teólogo - Núcleo 806 - aluno 009 - EETAD
Repórter DRT 0000592/MS
Redator jornalístico independente 















 











CAMPO GRANDE EM FOCO - Pastor Elias Longo, é o novo presidente da Assembleia de Deus Missões.

    Na segunda feira, 31/03 pp, foi apresentado aos membros da Assembleia de Deus Missões em Campo Grande, seu novo pastor, a saber o pastor...