A. W. Tozer, explica cristão

  Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos. Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento.

A. W. Tozer

20 dicas para Superar a timidez

Cansado de ser tímido? Não faltam motivos para isso, afinal pessoas tímidas deixam de aproveitar o que vida tem de melhor: conhecer gente nova, dançar na frente de desconhecidos, ficar, beijar e namorar. Se isso já não fosse o bastante os tímidos também tem maior dificuldade em conseguir emprego (por conta das entrevistas e seleções), na vida acadêmica e outros inúmeros outros problemas. Mas não se desespere a timidez tem jeito, nesse artigo irei passar 20 dicas que podem dar fim ao seu mal.


1. O mundo não é seu inimigo

Geralmente o tímido pensa que as outras pessoas vão a qualquer momento criticá-los ou rir da sua cara. É claro que existe quem faça esse tipo de coisa, mas eles são minoria no mundo (ainda bem). Essa é uma classe distinta de gente que chamamos de “babacas”, não se importe com a opinião deles porque ninguém se importa.  A maior parte da população é bem mais compreensível e não vai se incomodar com os seus deslizes.

O principal motivo pelo qual as pessoas não se incomodam com as suas possíveis falhas advém do fato de elas estarem muito mais preocupadas com as próprias falhas. Assim como você elas desejam atenção e aceitação e também possuem medo de falar algo errado e que os outros não gostem delas.

Então pare de pensar que as outras pessoas estão te julgando, pois elas não estão! Na verdade elas estão mais preocupadas com suas próprias vidas.

2. Não se cobre tanto
    Tímidos em geral se cobram demais, eles acham que precisam fazer tudo sempre certinho e que não podem falhar. Não leve as coisas tão a sério, errar é humano e se você for humano vai errar também. Por isso gaguejar, engasgar ou der branco quando for falar alguma coisa entenda que ninguém irá deixar de gostar de você por causa disso. Mesmo dizer alguma bobagem não é ruim, desde que não ofenda a ninguém.

3. Não supervalorize os outros
        É muito comum que os tímidos vejam algumas pessoas como sendo perfeitas ou superiores: “a menina mais bonita da escola” ou “o cara mais popular”. Quando se faz isso a comparação se torna inevitável, e então surge ideia de que nunca será como aquela pessoa e por isso ninguém vai gostar de você. Pensando assim é como se ter a ideias do tipo “se eu fosse daquele jeito todos iriam me adorar”. Isso não é verdade, tenha certeza de que muitas pessoas apreciam o seu jeito de ser.
  
3. Aceite! Você não pode agradar a todo mundo
       Naturalmente há alguns lugares em que você não vai se enturmar muito bem, existem pessoas com as quais não irá conseguir falar por muito tempo e grupos em que terá dificuldade de se entrosar. Isso acontece com qualquer um, por essa razão temos uma quantidade limitada de amigos, afinal não dá para ter afinidade com todo mundo.  Por isso não se incomode se acreditar que algumas pessoas não vão muito com a sua cara, as coisas são assim. Se aproxime de pessoas que gostem das mesmas coisas que você, as conversas irão fluir mais espontaneamente e a amizade ou algo mais será mais fácil.

4. Pegue leve com seus defeitos
         Não supervalorize os seus defeitos e evite usá-los como desculpa para sua timidez, não importa que você seja gordo ou muito magro, baixinho ou muito alto, se usa óculos ou qualquer coisa da qual tenha vergonha. Existe uma multidão de pessoas com o mesmo problema que você, no entanto tais pessoas estão namorando (ou casadas) e possuem muitos amigos, trabalho, etc. Então seu “defeito” não é razão para você se esconder. 


6. Pare de olhar tanto para si mesmo
Introversão quer dizer olhar para dentro de si. Os tímidos passam tanto tempo fazendo isso que as palavras timidez e introversão são usadas como sinônimo. Na verdade esse é um ótimo hábito, porém se fizer isso o tempo todo vai ter grande dificuldade em entender o outro, e quando não se entende o outro não se sabe o que fazer para ser agradável.

Outro problema do excesso de introversão é que ele faz com que veja as próprias sensações de maneira exagerada. Por exemplo, é natural sentirmos vergonha ao perguntar algo a um desconhecido. Do mesmo modo o coração de todo mundo dispara quando se tenta  aproximar de alguém em que se está interessado. O introvertido, porém acha que só ele sente vergonha e acredita que a dele é a pior coisa do mundo.

7. Não se ofenda tanto
        A verdade é que a maioria dos tímidos e se ofende muito facilmente, aquilo que para outra pessoa poderia ser considerado brincadeira ou uma crítica construtiva, o tímido pode tomar como uma ofensa terrível.  Sei que isso se deve a problemas de autoestima, e até já falei sobre isso na série Melhore sua autoestima, mesmo assim você pode se controlar e evitar se ofender com qualquer coisa.

Aprenda rir de si mesmo, muitos comediantes famosos eram adolescentes e crianças tímidas, mas eles aprenderam a driblar a timidez através do humor. Quando você aprende rir dos seus problemas, defeitos e dificuldades sua vida se torna menos sofrida e as outras pessoas passam a ter mais vontade de se aproximar de ti e te ajudar.

8. Não seja arrogante
Uma postura que muitos tímidos tomam é de quererem mostrar que são superiores as outras pessoas e por isso não se misturam. Então eles viram aquele tipinho que não gosta de nada o que é popular: musica da moda, balada que todo mundo vai, etc. Essa atitude é só uma forma de esconder que se tem medo de se aproximar dos outros, além te tornar um chato (ou hipster se preferir) te impede conhecer muita gente legal. Não estou dizendo para se tornar capacho de ninguém, mas humildade é sempre bom. 
     
9. Não seja derrotista
       Você possui aquele hábito de ficar imaginando que algo ruim vai acontecer?
·        Vou gaguejar na frente dela (e)
·        Vai me dar um branco na frente da sala
·        Vou falar alguma besteira
            
É claro que algumas coisas podem dar errado, mas o mesmo acontece em outras situações (não sociais) e você consegue resolver não é mesmo? Você tem a capacidade de solucionar problemas caso eles surgirem, então não se deixe levar pelo espírito do tudo vai dar errado. Se ficar acreditando que o pior pode acontecer, então vai desistir antes de tentar, ou seja, não vai tentar conversar com as pessoas, falar em público ou conquistar quem você gosta, resumindo vai continuar sendo tímido.

       
 10. Seja otimista
Quando você acredita que alguma coisa vai dar certo passa tentar como mais vontade e isso aumenta a possibilidade do que você vai fazer realmente dar certo. Além disso, o otimismo afasta os pensamentos derrotistas que como vimos é o que te torna refém da timidez. Comece a pensar que as coisas que você quer fazer vão dar certo e verá como a sua vida vai mudar para melhor.

Quando decidir que vai tentar conversar com aquela pessoa que você está interessado comece imaginar que tudo vai dar certo, faça o mesmo quando tentar se enturmar em grupo ou algo do tipo.
           
11. Aceite elogios
Pessoas tímidas tendem a não acreditar nos elogios que os outros lhe fazem. Quando alguém lhe faz um elogio é por que ela acredita no que está dizendo, por exemplo, um amigo (a) diz que você é bonita (o), você pode não ser bonita (o) para os seus próprios padrões, mas para os padrões daquela pessoa você é. Todas as qualidades são relativas e dependem dos olhos de quem vê. Além disso, um elogio é um presente e rejeitá-lo é uma tremenda falta de educação. A medida que você começa a aceitar os elogios que te fazem você passa acreditar em suas qualidades e isso é um passo enorme em direção a vencer a timidez.
  
12. Arrume a postura
Não sei você, mas no meu caso, assim como tantas outras pessoas que eu conheço, os pais viviam pedindo para “andar direito”: “arruma essa coluna menino!!” “não fique olhando para baixo o tempo todo!”. Na época eu acreditava que isso era apenas implicância, porém hoje eu sei que a postura corporal influencia os nossos pensamentos e sentimentos. Se você assume uma postura corporal de quem está isolado e derrotado (corpo curvado olhando para baixo) não só vai passar a se enxergar como alguém assim (derrotado e isolado) quanto irá impedir que as pessoas se aproximarem de você. Isso mesmo ao ver uma pessoa com postura assim e com cara de poucos amigos os outros evitam contato. Então pelo bem de sua saúde corporal e emocional corrija a postura. 

 
13. Aprenda a lidar com a ansiedade
Você já deve ter sentido falta de ar, coração acelerado e dor de estômago assim que tentou conversar com alguém ou falar em público. Apesar de essa sensação parecer a pior coisa do mundo ela nada mais é do que uma pequena crise de ansiedade. Essa ansiedade é gerada exatamente pelo fato de você estar fazendo algo que tem medo, tão logo perca o medo dessas coisas vai parar de sentir essas sensações. Uma dieta balanceada e exercícios regulares ajudam a controlar esse problema em casos mais leves, já os casos mais sérios necessitam da intervenção de um médico ou de psicólogo. Técnicas ou exercícios de relaxamento ajudam a aliviar as crises imediatas.

14. Melhore a sua autoimagem
Em grande parte a sua timidez se deve ao fato de você não gostar muito de si mesmo. Você pode se achar feio (a) esquisito (a) burro (a) ou qualquer outra coisa que desagrade às pessoas. Enquanto você se enxergar assim dificilmente vai deixar de ser tímido. A solução é mudar a ideia que você faz ao seu próprio respeito:

·        Mude sua forma de se vestir
·        Mude o corte de cabelo
·        Use aparelho ortodôntico
·        Vá a um (a) fonoaudiólogo
·        Leia mais

Não sei o que te incomoda, mas no tempo atual praticamente tudo tem solução, basta você querer, claro que dinheiro também é necessário, mas a experiência me diz que se você deseja muito alguma coisa você dá um jeito.

15. Acredite em você
 Quando se possui autoconfiança a timidez se torna impossível! A pessoa tímida sempre pensa que não é capaz de aquentar os desafios que virão. O medo está sempre ao lado do tímido. Já quem possui autoconfiança está sempre seguro de si e não tem medo do que o futuro tem para oferecer.  Não fique aprisionado pelo medo, tente fazer o que quer, se der errado não será o fim do mundo e isso é muito melhor do que viver sem tentar.

16. Procure ajuda adequada
Às vezes não dá para você sozinho curar a timidez (a), nesses casos o ideal é procurar ajuda. Existem muitos cursos que ensinam a vencer a timidez, aulas de teatro também são úteis, pois nelas se aprende formas de se expressar e se comunicar. Há ainda psicoterapias específicas para tratar a timidez e a dificuldade em se relacionar com outras pessoas. Em alguns casos a timidez se torna fobia social e então é necessário o acompanhamento com psiquiatras e psicólogos.

17. Você não está só
          Uma das coisas que intensifica a timidez e a torna menos suportável é imaginar que apenas você é tímido e todas as outras pessoas no mundo são extrovertidas. Ledo engano, a verdade é que todo mundo é tímido em determinadas situações e muitas outras pessoas são tímidas o tempo, não é toa que criei esse blog, afinal eu fui tímido durante muito tempo da minha vida. E se eu tantas outras pessoas conseguiram vencer a timidez você também consegue
.
18 Encare seu medo
Você não vai deixar de ser tímido somente lendo livros de como vencer a timidez ou sites com essa mesma temática, é necessário por todas as teorias em prática. Tente realmente fazer contato com as pessoas, seja para começar uma amizade, namoro ou por qualquer outro motivo.

Se por algum motivo não der certo, continue tentando, essa é a única forma de deixar de ser tímido. Se você fugir das pessoas e das situações que te causam timidez viverá fugindo para sempre. A única pessoa que vence é aquela que não desiste.

19. Saia do seu mundinho
Você não vai deixar de ser tímido (a) se continuar fechado na sua casa ou nos locais que confia e já conhece todo mundo. Se quiser se livrar desse problema vai ter que sair e se expor, quanto mais situações sociais você conhecer e encarar, menos ficará intimidado com elas. Outro ponto é que quanto mais pessoas te virem maiores são as chances de que alguém se interesse por você de alguma forma e tente entrar em contato. Por isso vá ao shopping, saia da sala na hora do intervalo, vá a uma danceteria etc....

20 Faça contato com as pessoas
Essa é a parte que faz os tímidos tremerem na base e a maioria das pessoas se diz tímida exatamente por ter dificuldade em fazer contato ou manter dialogo com alguém. Porém é importante que você inicie alguma forma de contato com as outras pessoas, não precisa se tornar o rei do camarote, mas dizer bom dia e como vai você abre muitas portas.  Fale com o máximo de pessoas possível, comece com gente que não te deixe intimidado sejam desconhecidos ou pessoas pouco conhecidas faça contato.

FONTE: www.psicologosp.com

Como reconhecer e lidar com falsos amigos

Algumas pessoas se aproximam de nós como ovelhinhas puras e inocentes, todavia, são raposas cruéis e perversas. Desta forma, devemos identifica-las e usarmos nossa inteligência contra elas, para que assim, possamos não ser prejudicados por essas criaturas que existem apenas para fazer o mal

William Shakespeare disse que: “Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes”. Essa frase polêmica e verdadeira de Shakespeare nos entrega uma base sólida para podermos entender mais ou menos como funciona o mundo em que vivemos, haja vista, que estamos cercados de trevas por todos os lados e raríssimas são as luzes que acendem ao nosso redor.
O problema de se identificar um falso amigo consiste no fato de que ele é um mestre em manipulação, criando estratégias inteligentes e astutas para se aproximar de nós. Desta maneira, descobrir a verdade sobre ele é um processo altamente complexo, por conta da qualidade demagógica, diplomática e herege que o mesmo ostenta.
Em outras palavras o que quero dizer é o seguinte: você está lidando com um ator, aliás, pior ainda do que isso: um ator profissional, destes de estrelar filmes hollywoodianos, contracenando com Angelina Jolie e Brad Pitt. Sendo assim, ele ostentará um lado exterior sempre perfeito (generoso, prestativo, cumpridor de promessas, leal, cavalheiro, ético, moralista, etc.), contudo, por dentro (sua parte invisível) será podre. Deste modo, ele trabalhará para o seu sucesso quando seus olhos estiverem nele, porém, quando sua visão não puder alcança-lo, ele juntará forças e pelejará contra você.
Ele faz lobbys a seu favor, lhe entrega presentes caríssimos, faz questão de apresenta-lo a pessoas importantes, busca lhe oferecer ajuda financeira, ele ouve seus problemas e finge ter empatia, ele caminha ao seu lado e até te protege quando alguém tenta te prejudicar, todavia, apesar de todas essas demonstrações positivas, ele nunca gostou de você, nem por um segundo. E você não enxerga isso porque ele usa uma máscara durante 24 horas por dia, se escondendo atrás desse objeto e maquiando suas verdadeiras intenções.  
Ele quer alguma coisa que você pode dar a ele, pode ser: comercial, social ou sentimental, ou seja, pode ser: um cargo importante em uma empresa, ou, uma pessoa que você conheça em que ele esteja interessado, ou, o fato de você ser conhecido na cidade, o que dará a ele uma elevação de status social, por conviver com você constantemente, enfim, ele busca se aproveitar de sua amizade para conquistar aquilo que ele tanto deseja.
Portanto, ele é totalmente interesseiro e digno de total desconfiança, haja vista, que ele aprecia o que você TEM e não o que você É. Destarte, devemos nos distanciar desses falsos anjos para que possamos não ser meras marionetes nas mãos deles, que além de terem “cara de pau”, não possuem nenhum caráter e são detentores de uma alma negra, tal qual um demônio que habita no lago de fogo.
Como identificar e lidar com esses atores
Devemos buscar identificar essa pessoa através de seus frutos, ou seja, se suas atitudes não condizem com a bondade propagada por sua boca, devemos ficar atentos. É mais ou menos assim: ele irá propagar algumas coisas através dos lábios, mas na pratica não agirá assim, desta maneira, ele não será uma pessoa congruente com suas ações, o que o tornará uma criatura de comportamento ambíguo, e sabemos que ética não tem ambiguidade. Assim sendo, ele buscará se aproveitar das situações em que você, intuitivamente, irá dar brechas a ele, usufruindo dessa sua fraqueza e usando as artimanhas que ele aprendeu ao longo da vida para obter vantagens sobre você.
Então, cabe a você estar atento as atitudes dele, identificando esses erros e buscando coloca-lo contra a parede, demonstrando para o mesmo que você está atento às investidas dele e que não irá tolerar tais espertezas. Certamente, ele ficará envergonhado e procurará se distanciar de você. Obviamente, algumas dessas pessoas não irão aceitar a sua postura rígida e justa, tentando deturpar os fatos e inverter a situação para o lado delas (coisa de politiqueiro vivido), no sentido de fazer você herdar o posto de vilão da história, quando na verdade, é exatamente o contrário.
Popularmente conhecido como “cobra criada”, uma pessoa com essa característica é especialista em criar situações que inexistem, tentando mudar o jogo e fazer toda a sociedade pensar que ele foi injustiçado. Logo, devemos olvidar o que ele diz, construir argumentos plausíveis para nos defendermos e deixar que a vida faça o resto. Vale lembrar que quem age dessa forma tem vida curta em qualquer lugar do planeta, pois, reúne inimigos constantemente, ficando sem espaço para transitar e bolar suas tramoias. Concluindo, é aquela velha frase que minha avó sempre gosta de repetir: a verdade sempre aparece!
Daí a importância de sermos verdadeiros, éticos e íntegros para que assim, ninguém tenha o direito de nos acusar. Sem dúvidas, se sua consciência for limpa, ninguém terá poder para prejudica-lo, porquanto o universo é justo para com aqueles que são justos com ele, agindo espiritualmente a favor daqueles que assim procedem. Desta maneira, o mundo nos retribui de acordo com nossas atitudes, fazendo com que o bem prospere perpetuamente contra o mal, não importando as circunstâncias. Assim, a bondade é um fator singular para todos aqueles que querem atingir o topo.
O valor que as amizades verdadeiras possuem em nossa vida
Um amigo legítimo não tem preço. De fato, algumas pessoas são especiais e nos fazem acreditar que a esperança de fazer desse mundo um lugar melhor, ainda está viva. Essas pessoas estão conosco apenas porque apreciam a nossa companhia, nos auxiliando constantemente e sendo fiéis em todas as instâncias que norteiam o nosso ser. Costumo dizer que essas criaturas são um pedaço de nós, que Deus se esqueceu de unir, nos deixando incompletos até que as encontremos.
Pessoas assim são raridades em nossa sociedade, são criaturas que possuem um comportamento ímpar e um coração que existe apenas para servir ao próximo, independentemente dos defeitos que o mesmo possui. Kim Hubbard disse que: “Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e, mesmo assim, ainda gosta de você.”
Desta forma, busque valorizar seus amigos, pois, eles são seres capazes de lhe entregar paz, alegria e serenidade, fazendo de sua vida, uma vida mais completa e feliz.
Quero ainda finalizar esse raciocínio com um texto de minha autoria, que irá complementar tudo aquilo que foi exposto acima, segue:
O herói que habita no âmago invisível de sua alma

Todas as coisas raras desse mundo são caras, com exceção de uma, a saber: a amizade.
A miserabilidade dessa coisa singela e fraternal entre duas pessoas, torna a mesma, algo extremamente valioso e sempar no mundo em que vivemos.
Juntos, esse dois seres apaixonados um pelo outro, são imortais e imbatíveis, partilham alegrias e frustrações, discussões e perdões, medos e segredos, ajuntamentos e dissenções.
E quando um se vai, deixa um vazio impreenchível, envenenando a alma alheia, que sofre por perder parte de sua essência.
Na simplicidade das coisas mais banais da vida, encontramos a água inesgotável da felicidade e da esperança, que pode ser bebida gratuitamente pelos dois seres que se agradam de estarem um com o outro, se complementando eternamente entre si.
E assim, quando um está cercado de trevas por todos os lados e a luz insiste em não aparecer, pode enxergar ao longe, cavalgando a passos largos, quase como se sobrevoasse, o seu herói, o seu ídolo, que, fazendo a poeira levantar, prova, com uma elegância peculiar, que você nunca esteve ou estará, sozinho.
No momento exato de sua morte, quando estás esparramado ao chão e podendo contemplar o sorriso da vitória na face de seu adversário, que está prestes a disferir o último golpe, eis que surge o seu amigo, que desembainhando a espada da esperança, te joga para o lado e enfrenta o seu inimigo cruel , que prontamente parte em retirada, por temer os olhos intrépidos daquele que não faz outra coisa senão protegê-lo com todas as forças que possui, entregando, se preciso, até mesmo a sua própria vida.
Pablo de Paula Bravin  Administrador, graduando em Ciências Contábeis, pós-graduando em Gestão Estratégica de Pessoas. "Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito." Aristóteles // "A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre." Oscar Wilde
FONTE: www.administradores.com.br

CAMPO GRANDE EM FOCO - Pastor Elias Longo, é o novo presidente da Assembleia de Deus Missões.

    Na segunda feira, 31/03 pp, foi apresentado aos membros da Assembleia de Deus Missões em Campo Grande, seu novo pastor, a saber o pastor...